WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como devem ser as instalações de uma cafeteria

O que não pode faltar em uma cafeteria e os cuidados exigidos

Como devem ser as instalações de uma cafeteria    Artigo CPT

Se você fosse o seu próprio cliente, o que esperaria encontrar nas intalações de sua cafeteria? Esse é um bom começo para organizar sua pesquisa e fazer o esboço das características físicas do local. Após escolher a localização, conforme as definições do planejamento, é preciso procurar pelo imóvel certo, e em seguida fazer o projeto técnico. Nessa fase, é importante contar com o auxílio de especialistas, como engenheiros e arquitetos, eles serão os responsáveis pela planta técnica. "Antes da elaboração do projeto, é recomendável consultar os órgãos municipais para obter informações sobre normas e exigências técnicas, sanitárias e de segurança", informa a professora Aparecida Campos do Curso CPT de Como Montar e Operar uma Cafeteria. 



O segredo de sucesso de muitas cafeterias é o ambiente agradável proporcionado aos clientes. Diante da concorrência, aparentemente, os produtos dessas empresas são muito parecidos. Mas, na prática, apenas se destacam aquelas que, além de itens de alta qualidade, pensaram em tudo.


Ou seja, aquelas que, do projeto inciais das instalações até o tratamento dispensado diariamente aos clientes e colaboradores, revelam detalhes que se constituem em verdadeiros diferenciais para a marca do negócio. Portanto, o empreendedor que deseja iniciar no ramo das cafeterias não pode desaminar em cuidar dos pormenores dessa atividade, entre os quais estão as partes do projeto técnico.


Planta técnica


De acordo eles, o planta técnica é composta por todos os equipamentos, móveis, pontos de energia, água e esgoto. O desenho será realizado considerando dimensões e demais peculiaridades de cada local, portanto não é possível ditar um padrão, mas existem alguns exemplos de elementos básicos que não podem faltar numa cafeteria de pequeno porte. O curso cita alguns deles:

— Um salão, com mesas e balcão;
— Uma área de atendimento, onde será instalada a máquina de café e expostos os produtos prontos (salgados tortas, entre outros);
— Uma área para sanitário para o público, separados por sexo;
— Uma área de preparação geral para fazer que produtos serão oferecidos;
— Uma área para armazenamento de matéria-prima, contendo estrados ou prateleiras, com altura mínima de 25 cm de piso;
— Uma área para guardar material de limpeza, separada do armazenamento de matéria-prima;
— Uma área para escritório;
— Vestiários e sanitários para funcionários, separados por sexo, contendo armários e chuveiros.


Cuidados

Outra ação importante é providenciar para haver um espaço destinado ao funcionamento do escritório da administração. Nele, serão desenvolvidas apenas atividades referentes a esse âmbito, por exemplo, recepção de fornecedores e funcionários, além de tarefas burocráticas de rotina. Mesa, cadeira, arquivo e computados são alguns dos recursos que não podem faltar nesse local de trabalho. Além disso, próximo a ele, devem estar os vestiários com armários e sanitários para funcionários.


Entretanto, é preciso saber que "os revestimentos devem obedecer a critérios da Vigilância Sanitária para garantir condições higiênicas adequadas. Em todas as áreas e instalações, o piso, as paredes, o teto, as portas e as janelas deverão ser revestidos de material liso, impermeável, de cor clara e de fácil higienização. As paredes e pisos devem ser resistentes ao uso constante de detergentes".


Tendo em vista a preocupação com a higiene e saúde, não devem ser deixadas de lado nenhuma das medidas de prevenção contra insetos e roedores. Sendo assim, as janelas da cozinha precisam receber telas de proteção e os armários de estoque (de prateleiras com altura mínima de 25 cm do piso) devem estar sempre limpos e organizados.


A cafeteria também precisa ter boa iluminação e ventilação, além de bem servida por sistemas de esgoto, hidráulico e elétrico dimensionados adequadamente. No que se refere ao elétrico, caso ele não funcione corretamente, pode provocar sobrecargas elétricas e interrupções de funcionamento, por isso uma das medidas lembradas pelo curso é colocar tomadas exclusivas para a máquina de café expresso e o moinho


Tal aspecto também precisa ser encarado como parte dos critérios para que a cafeteria tenha sucesso, afinal o ambiente bem-planejado conta a favor da imagem da empresa e da satisfação do cliente. 


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

 

Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas. 

Por Luci Silva

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

SIMONE CANDIDA DA SILVA

22 de jul. de 2022

bom dia estou para executar uma pequena cafeteria em uma loja de calçados...tenho duvidas, pq existem duas janelas de banheiro onde ira ser montado o atendimento, se eu fechar essas janelas com drywall e deixar como parede, terei algum problema?

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2022

Olá, Simone! 

Agradecemos sua visita ao nosso site!!

O CPT disponibiliza cursos em diversas área. O aluno ao adquiri-los terá a oportunidade de se capacitar ainda mais na área desejada.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com informações para esclarecer suas dúvidas. 

Atenciosamente,

Equipe CPT

Regina Celia Magalhães

22 de mai. de 2014

Bom dia! Gostei mto da matéria e do vídeo exibido neste site, gostaria de mais detalhes de como abrir uma cafeteria, fornecedores, móveis, planejamento em geral e saber tb se tem algum curso online a distancia e valores.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mai. de 2014

Olá, Regina!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre como abrir uma cafeteria e sobre o Curso CPT Como Montar e Operar uma Cafeteria nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

DEBORA PIRES XAVIER DE ANDRADE

19 de mai. de 2013

Gostaria de informações sobre cafeteria pois estamos realizando um projeto de interiores com os alunos, sou professora do IFPB. Gostei muito da matéria apresentada em vídeo, mas preciso de dados quantitativos sobre equipamentos também.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai. de 2013

Olá, Débora!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os equipamentos utilizados em uma cafeteria são:

- máquina de café expresso;

- moinho de café;

- gaveteiro;

- filtro de água;

- máquina registradora ou computador;

- estufa para salgados;

- vitrine refrigerada para doces;

- espermedor de frutas;

- liquidificador;

- forno de microondas;

- forno elétrico;

- geladeira;

- freezer;

- fogão industrial;

- coifa;

- máquina de lavar louça;

- arquivo;

- mesa de escritório; e

- computador.

A máquina de café espresso e o moinho são primordiais para a qualidade do produto que você irá servir, por isso, é preciso cuidado na sua escolha. Você deve analisar a qualidade da máquina em si, a estrutura de atendimento e a assistência técnica da empresa, no período pré-venda e no pós-venda.

Para preparar as receitas e servir os clientes, serão necessários diversos utensílios, como:

- pincéis para limpeza dos porta-filtros;

- garrafa para preparo de chantilly;

- jarras de inox de 500 ml;

- xícaras pequenas;

- xícaras médias;

- xícaras de chá;

- pratos;

- copos com alça para bebidas quentes;

- copos sem alça para bebidas frias;

- taças de shake;

- copos pequenos para água mineral;

- saleiros inoxidáveis para colocar canela e chocolate em pó;

- talheres;

- mexedores; e

- porta-guardanapos.

A xícara para o café espresso deve ser de porcelana e conter 50 ml de café. Recomenda-se que a base seja mais estreita que a boca. O fundo deve ser arrendondado, pois assim produz mais creme, mantém a temperatura e retém o aroma e o sabor do café, e não acumula resíduo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?