WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!

Saiba mais sobre tricologia

A tricologia é o ramo da medicina que estuda a estrutura capilar e suas particularidades

Tricologia

 

Tricologia é a ciência que estuda os fios capilares. A palavra vem do grego thricos (cabelo) e logia (estudo). Teve origem na Inglaterra, em 1902, com o objetivo principal de criar alternativas para tratar dos problemas relacionados aos cabelos, como a calvície. Atualmente, muitos profissionais se voltam para essa área, como médicos, farmacêuticos, químicos, cabeleireiros, cosmetólogos, sempre buscando a capacitação e o aprimoramento de seus conhecimentos no vasto mundo que envolve os fios de cabelo e os pelos do corpo.

De acordo com a especialista em Cosmetologia e professora Mitsue Mary Ávila Watanabe, do Curso CPT Estudo dos Cabelos e Seus Tratamentos, o profissional que quiser se especializar nessa área da ciência deverá se aprofundar quanto à estrutura do fio capilar e à sua composição química, entre outros importantes conhecimentos.

Da mesma forma, deve conhecer as principais anomalias e doenças que afetam o couro cabeludo e quais as formas de tratamento que promovem melhores resultados. Enfim, deverá ter uma ampla carga de conhecimento que o auxiliará em seu desempenho profissional.

Se você se interessou em saber mais sobre a estrutura dos fios capilares, que tal conhecer algumas de suas partes?

1- Estrutura interna do fio capilar:

Bulbo capilar: O bulbo capilar, também conhecido como raiz do cabelo, é a região de proliferação do folículo piloso, ou seja, é onde se produz o fio de cabelo.

Papila dérmica: A papila dérmica situa-se na base do bulbo. Como é plena de vasos sanguíneos, fornece ao fio nutrientes necessários para o seu crescimento saudável.
 
Matriz capilar: Na matriz capilar, estão as células germinativas (responsáveis pela origem do fio) e os melanócitos (responsáveis pela cor do fio).
 
Glândulas sebáceas: As glândulas sebáceas têm a função de lubrificar o fio de cabelo, para que se forme nele um manto hidrolíptico, responsável por manter sua hidratação natural (umidade).

Músculo eretor: O músculo eretor possibilita que o fio capilar se fixe à epiderme. Além disso, ele tem a função de movimentar os fios (arrepio, por exemplo).

2- Estrutura externa do fio capilar:

Córtex: O córtex é composto por queratina e melanina e dá ao fio capilar força, resistência e vitalidade.

Medula: A medula é composta por queratina flexível, sangue e oxigênio. Sua função exata ainda não foi comprovada, mas provavelmente ela dá ao fio elasticidade.
 
Cutícula: A cutícula também é composta por células de queratina sobrepostas (formando escamas) e tem a função de proteger a fibra. Para explicar melhor, podemos comparar a estrutura do fio capilar a um lápis (cutícula: tinta que reveste o lápis; córtex: madeira; e medula: grafite).

Se o “lápis” sofrer alguma agressão externa, a tinta que o reveste sai (cutícula) e a madeira fica exposta (córtex). Quando perdemos a cutícula do fio (tratamento químico), o córtex fica exposto, tornando o fio sem vida e quebradiço. Afinal, é o córtex que dá sustentabilidade e força ao fio.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Carreira Beauty, Wikipédia e Tricologia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Wilson Lopes de Araujo

19 de ago de 2015

Gostaria de fazer um curso de tricologia. mais primeiro quero saber como funcionar e as formar de pagamento.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de ago de 2015

Olá, Wilson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Salão de Beleza.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!