Para prosperar nos negócios, é preciso ter o conhecimento de mercado, saber avaliar os riscos, detectar as possíveis falhas, durante todas as etapas de implantação e funcionamento desse empreendimento. Entrar no mercado de trabalho não é só abrir uma portinha na garagem de casa e esperar que os clientes o procure. Engloba técnicas muito mais avançadas para que se concretize a vitória do empreendedor.
O segredo do sucesso de uma empresa deve atender aos anseios da clientela. É assim que se ganha dinheiro hoje. “Trabalhar com o ego, e promover uma transformação externa, ainda que temporária, é nossa fonte de renda”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres do curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Além disso, com o crescimento da economia mundial bem como com a evolução da cosmética no mundo, surgiu um mercado com alta qualidade na oferta e na variedade de serviços. Simultaneamente, houve a necessidade de se valorizar a aparência, seja em uma simples solicitação de emprego até na convivência de um grupo de amigos. “Fazer unha”, “fazer escova gradativa”, “fazer depilação” tornaram-se a necessidade do mundo moderno.
Sendo assim, cabe ao futuro proprietário do salão de beleza fazer algumas questões, antes de começar. São elas:
- Qual a melhor localização para a empresa?
- Como conquistar o cliente e trazê-lo para sua empresa?
- Quais os tipos de serviços deve oferecer ao cliente?
- Como satisfazer e surpreender sua clientela?
- Como preparar, treinar a equipe de funcionários?
- Quais as técnicas para administrar e gerenciar esse emprendimento?
- Como e quando crescer? Parcerias são interessantes?
- Esse negócio lhe interessa de verdade?
Existem alguns passos que o futuro empreendedor também precisa saber, antes de iniciar a montagem de um salão de beleza. São eles:
Definir a clientela
Antes de tudo, deve haver uma análise minuciosa sobre o tipo de clientela. Se vai atender ambos os sexos. Se vai atender o masculino ou o feminino. Isso irá definir todo o restante do projeto.
Definir os serviços a serem executados
É preciso ter bem claro quais os serviços que pretende prestar em seu salão, pois isto é o que determina o espaço necessário para o atendimento aos clientes. Alguns salões não fazem depilação, por exemplo.
Espaço e localização
O espaço tem de ser bastante agradável, pois os clientes passarão horas no salão. A localização também é imprescindível, pois irá determinar o nível de serviços que irão atender aos anseios dos clientes.
Comodidade e Beleza
O acesso ao salão deve ser facilitado bem como o ambiente deve ser agradável, gerando o prazer em frequentá-lo.
Bom atendimento
Ao atender bem o cliente, este fica satisfeito, mesmo se o salão não dispõe de todos os serviços que ele deseja.
Interesse em satisfazer, resolver
O cliente deve sempre ser ouvido e suas sugestões bem consideradas. Isto o satisfará.
Diferenciação e inovação
O empreendedor deve atualizar-se sempre e avaliar as tendências da época, sempre trazendo novidades.
Crédito e facilidade de pagamento
É primordial acertar estratégias de preços e pagamentos de acordo com o perfil do seu público-alvo.
Pretação de serviços
Deve-se, antes de tudo, avaliar o perfil de consumo dos clientes para, em seguida, compor os serviços que vai ofertar em seu salão.
Acesse os cursos da área Salão de Beleza e se aprofunde ainda mais sobre o assunto.
Por Andréa Oliveira
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