WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estética masculina - a calvície é a maior das preocupações dos homens quanto aos cabelos

A principal preocupação dos homens com relação aos cabelos é a questão da calvície, queda acentuada e gradativa do cabelo que afeta a estética facial masculina

 

Ao contrário do que se imagina, o corte não é a principal preocupação dos homens com os cabelos. O que mais os faz perder noites de sono e ficar nervosos é a questão da calvície, que nada mais é do que a queda acentuada e gradativa do cabelo. Ela aparece principalmente entre as pessoas do sexo masculino e a possibilidade de ficar careca, para a grande maioria dos homens, é uma tormenta.

O tipo de calvície (alopécia) mais comum é aquela herdada geneticamente, chamada de alopécia androgenética, mas também ela pode ser causada pelo estresse, pelo uso de alguns medicamentos, além de outras possibilidades. Um dos fatores que pode provocar a calvície genética é o hormônio masculino dihidrotestosterona (DHT), que estimula a queda. De um modo geral, quando se está tenso ou estressado, o organismo do homem libera adrenalina na corrente sanguínea que estimula o hormônio testosterona a se transformar em DHT, por meio da enzima chamada 5 alfa-redutase.

Em alguns homens, a queda de cabelo começa por volta dos 20 anos, e agrava-se com o passar do tempo. No entanto, há de se considerar que independente de homem ou mulher, todos os fios de cabelos caem, normalmente, pois possuem um ciclo de vida. Portanto, é fato afirmar que os cabelos envelhecem. Observe a tabela abaixo:

Tabela – Ciclo de vida dos cabelos

Estética masculina - a calvície é a maior das preocupações dos homens quanto aos cabelos

 

Existem apenas dois tipos de cabelo: os que não contêm o código genético para a calvície e os que contêm o código genético para a calvície. Os que não possuem o código genético para a calvície são aqueles que caem grossos e que são encontrados na escova, no ralo, no travesseiro. À medida que eles caem, outros exatamente iguais estão sendo repostos no mesmo lugar. Diferentemente, os fios que “possuem o código genético para a calvície”, quando caem, não são repostos. Porém, sua queda é diferente, pois eles não caem grossos como fios de cabelos normais. Portanto, não se preocupe com os fios que você vê cair na escova, ralo do banheiro etc. Preocupe-se com aqueles que você não vê cair.

A calvície, portanto, é causada por fatores hereditários, advindos do lado materno, paterno ou de ambos. Essa "tendência genética" pode pular uma geração inteira ou afetar um irmão e outro não. Por isso, é normal encontrarmos famílias em que um irmão é calvo e outro não tenha essa tendência. Outros fatores também podem levar à queda de cabelo, tais como: estresse, tratamentos medicamentosos, quimioterapia, diabetes, a caspa e seborreia, febre alta, período pré e pós-operatório, anemia, doenças do sistema nervoso, doenças do sistema digestivo e dieta pobre em proteína. Nesses casos, em sua quase totalidade, a queda é temporária e reversível. Outra questão a ser levantada e desmistificada é a questão de que usar bonés, lavar a cabeça diariamente, e outros mitos têm a ver com o processo de calvície.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Salão de Beleza, entre eles o Curso Corte de Cabelo Masculino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre a calvície masculina, acessando o artigo abaixo:

Estética masculina - opções de tratamento para a calvície

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

karla

30 de mai de 2014

Olá, CPT. Esse assunto sobre calvície e bem interessante. Faço curso técnico de estética e hoje na faculdade apresentei seminário sobre calvície, citei um pequeno parágrafo desse artigo pois me esqueci do resto, mas valeu. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de mai de 2014

Olá, Karla!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do artigo sobre calvície.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Karla

28 de mai de 2014

Olá, CPT. Estava pesquisando sobre calvície, pois esse artigo vai me ajudar no seminário que tenho que apresentar essa semana ;-) Muito interessante esse artigo sobre calvície.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai de 2014

Olá, Karla!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso artigo.

Atensiosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!