O unheiro (tipo de fungo de unhas) é causado por bactérias (Staphylococcus, Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus) e por fungos (Candida) ou pela associação de ambos os tipos de agentes, sendo uma doença quase exclusiva de mulheres por causa de sua ocupação (donas de casa, lavadeiras, trabalhadores de manipulação de alimentos).
“O contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície”, afirma Prof.ª Mitsue Mary Ávila Watanabe, do Curso CPT Capacitação de Manicure e Pedicure..
- Como tratar o unheiro?
Esvaziamento dos abscessos com bisturi ou alicate de cutículas, esterilizados. Usar, em seguida, mercúrio cromo; Banhar as unhas com água de alibur e ácido salicílico. Água D'Alibour é uma solução, formada pelos sulfatos de cobre e zinco, álcool canforado, água e tintura de açafrão. Tem cor azul-clara e transparente, e seu odor é levemente canforado.
- Como evitar o unheiro?
Manter as unhas secas e limpas. Usar luvas plásticas ou de borracha, sobre luvas de algodão. Proteção contra traumas constantes. Não andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas). Observar a pele e o pelo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pelo procure o veterinário. Evite mexer com a terra sem usar luvas. Usar somente o seu material de manicure. Evitar usar calçados fechados o máximo possível. Optar pelos mais largos e ventilados e trocá-los todos os dias. Evitar meias de tecido sintético, preferindo as de algodão.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Em quarentena? Hora de aprender sobre os fungos de unhas
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Salão de Beleza.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.