WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Coloração dos cabelos femininos - análise do couro cabeludo e do cabelo

Quando for realizar procedimentos de coloração, se não houver um procedimento pré-química adequado, você pode perder um cliente ou danificar os seus cabelos, o que é bem pior

Análise do cabelo antes da coloração.

Cabelo saudável é cabelo forte e, portanto, apresenta maior resistência do fio e maior dificuldade de quebra, maior flexibilidade. Foto: reprodução.

Colorir cabelos não é apenas misturar tintas ou nuances e aplicar nos cabelos. É muito mais do que isso. Quando for realizar procedimentos de coloração, se não houver um procedimento pré-química adequado, você pode perder uma cliente ou danificar os seus cabelos, o que é bem pior. Para que isso não aconteça e para que você obtenha resultados mais duradouros e melhores nos seus trabalhos de coloração, é preciso que você faça um diagnóstico detalhado dos cabelos.

Análise do couro cabeludo

“O ideal é que a última lavagem nos cabelos de sua cliente tenha sido feita há mais de 20 h. Pergunte a ela quando foi que lavou os cabelos da última vez e observe a aparência do couro cabeludo”, afirma a professora Mitsue Mary Ávila Watanabe, do Curso Como Colorir Cabelos Femininos e Masculinos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
 
Veja se o couro cabeludo apresenta algum tipo de doença como caspa, seborreia, falhas pelo excesso de queda de cabelo, oleosidade excessiva, fragilidade dos fios, vermelhidão ou irritação. Procure saber o histórico do cabelo, ou seja, por quais processos químicos ele já passou. Esses processos podem ser alisamentos e/ou relaxamentos, permanentes ou outros processos caseiros como aplicação de tinturas, entre outros, considerando a porosidade e o estado em que se encontra.

Análise do cabelo

A análise do fio de cabelo é tão importante quanto o exame do couro cabeludo. Para fazer um exame completo dos fios, siga os passos abaixo:

Comprimento do cabelo

Observe bem se há pontas ressecadas e/ou duplas e se é necessário fazer um corte. O cabeleireiro pode promover uma recuperação com cortes somados a hidratações, queratinizações e cauterizações.

Brilho

Avalie os cuidados que a cliente tem com os cabelos, se a coloração está desgastada, se o cabelo tomou excesso de sol, de mar, de piscina, de secador, ou de poluição. Pergunte a ela que tipo de cosméticos ela usa e também qual é o seu tipo de alimentação.

Tratamento: recomende hidratações de 15 em 15 dias até a recuperação total.

Espessura do fio

Observe bem, porque a espessura dos fios é diferente para cabelos crespos, encaracolados, lisos, cabelos frágeis e com pontas duplas.

Atenção!

Nessa análise, é que você vai saber se esses cabelos precisam de uma pré-química ou não.

Resistência e elasticidade do fio

Cabelo saudável é cabelo forte e, portanto, apresenta maior resistência do fio e maior dificuldade de quebra, maior flexibilidade. Cabelo deficiente é cabelo fraco que apresenta menor resistência e, portanto, quebra facilmente. Tem pouca flexibilidade.

Tratamento: É aconselhável fazer um descongestionamento seguido de queratinização e/ou cauterização até a recuperação.

Porosidade do fio

Nos cabelos porosos, as escamas da cutícula ficam abertas, tornando-os sensíveis aos agentes externos e ainda com perda de pigmentação (cor).

Tratamento: Recuperação com cortes, somados a hidratações, queratinizações e cauterizações até a recuperação total dos fios.

Volume do cabelo

Veja se o cabelo é volumoso ou com pouco volume.

Cabelos tingidos ou com permanentes

Estão normalmente mais frágeis e menos protegidos. As ações químicas utilizadas para a coloração e a ondulação deixam os cabelos muito sensibilizados e menos resistentes às agressões externas. Rompem-se facilmente e têm tendência a apresentar pontas duplas, já que sua cutícula foi

Atenção!

Se os cabelos da cliente apresentarem quaisquer problemas citados, não faça a coloração. Recomende um tratamento, uma pré-química, como descongestionamento, ou um tratamento de reconstrução, ou hidratações, até que os cabelos estejam sadios para uma nova coloração.

Leia outros artigos sobre o tema:

Características dos cabelos danificados

Altura de tom dos cabelos

Cores fantasias, nuances e reflexos

Cobertura dos cabelos virgens

Cobertura dos cabelos brancos

As cores certas de cabelo para cada tipo de pessoa

Os segredos da cor aplicada

Como corrigir erros de coloração

Tratamento pré-química

Tratamento pós coloração

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Salão de Beleza, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?