
Os pés absorvem impactos ao longo do dia, na maior parte das vezes, presos em sapatos apertados e desconfortáveis. Além disso, eles sofrem grande impacto das alterações climáticas. No inverno, eles ressecam devido aos banhos quentes; já no verão, sofrem rachaduras por ficarem expostos em chinelos. Para que seus pés se mantenham saudáveis, macios e com a pele hidratada, alguns cuidados importantes devem ser seguidos. Vejamos:
1. Previna micoses e mau odor
Quando submetidos à umidade excessiva, os pés estão sujeitos a micoses. Para evitar esse sério problema, é importante secar muito bem os pés, após o banho, inclusive entre os dedos. Se usar sapatos fechados, é interessante optar pelo uso de meias de algodão, pois elas absorvem a umidade. Além das micoses, pode surgir forte odor nos pés, quando se usa o mesmo par de sapatos diariamente. Alterne com outros calçados e deixe-os expostos ao sol após o uso.
2. Faça esfoliação semanal
A esfoliação semanal dos pés garante uma pele macia e hidratada. Óleo de amêndoas com açúcar é uma excelente combinação de esfoliante caseiro para pés. A mistura remove células mortas e deixa os pés bem lisos. O uso de lixas não é recomendado, pois pode engrossar ainda mais os pés, além de favorecer o aparecimento de rachaduras, o que facilita a contaminação por fungos.
3. Mantenha os pés hidratados
Todos os dias, após o banho, passe creme hidratante próprio para pés. Eles são constituídos de manteiga de karité e ureia, responsáveis pela hidratação da pele mais grossa, como é o caso da sola do pé. Produtos compostos por ácido glicólico e ácido salicílico são os melhores para os pés. Assim que passar o creme, cubra os pés com plástico e proteja-os com meias até que todo produto seja absorvido.
4. Descanse e massageie os pés
Ao chegar do trabalho, descanse os pés em posição mais alta que o tronco. Aproveite para passar cremes à base de cânfora, que estimulam a circulação sanguínea e reduzem inchaços. Submerja os pés, por 30 minutos, em água morna, com sal grosso e folhas de eucalipto. Seque-os e os massageie com o creme de sua preferência, com movimentos circulares e leve pressão. O procedimento ameniza as dores.
5. Faça as unhas quinzenalmente
Ao fazer as unhas dos pés, lixe-as em forma quadrada (não apare os cantos). O procedimento evita que as unhas encravem. Não remova as cutículas, apenas as empurre com espátula e hidrate-as com creme. Para tirar o esmalte, use removedor, ao invés de acetona, pois ela promove o ressecamento das unhas. Deixe as unhas sem esmalte por três dias antes de esmaltá-las novamente.
Conheça os Cursos da Área Salão de Beleza:
Capacitação de Manicure e Pedicure
Como Montar e Administrar um Salão de Beleza
Fonte: taofeminino.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.