WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Profissionalize-se em manutenção de equipamentos de refrigeração

O setor de refrigeração tem se expandido muito, o que leva a uma necessidade de profissionais treinados, atuando no mercado para instalar ou realizar a manutenção desses sistemas de forma satisfatória

refrigeração de ar

O setor de refrigeração tem se expandido muito, o que leva a uma necessidade de profissionais treinados

De acordo com a Wikipédia, a refrigeração é a ação de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos (refrigeração comercial e industrial) ou efetuar climatização para conforto térmico.

Em outras palavras,  a refrigeração pode ser definida como sendo um processo físico pelo qual ocorre a retirada de calor de um corpo, de uma substância ou de um ambiente, havendo, em seguida, a transferência desse calor para outro corpo, outra substância ou outro ambiente.

“O setor de refrigeração tem se expandido muito nos últimos anos, o que leva a uma necessidade crescente de profissionais devidamente treinados, atuando no mercado para instalar ou para realizar a manutenção desses sistemas de forma satisfatória”, afirmam os professores José Arnaldo Duarte e José Dermeval Saraiva Lopes, do curso Básico de Refrigeração, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

As habilidades indispensáveis para que o técnico em refrigeração realize seu serviço com eficiência, segurança e responsabilidade, portanto, estão diretamente ligadas ao conhecimento em eletricidade, aos instrumentos indispensáveis para a prática do seu trabalho e às ferramentas e acessórios. O bom profissional deverá saber preparar e montar as tubulações de cobre, deverá ter postura profissional em seu ambiente de trabalho, zelar pela sua imagem e reputação como profissional, dentre outras.

refrigeração de ar

É preciso que o profissional obtenha conhecimentos claros e objetivos à respeito dos parâmetros físicos que estão relacionados com a teoria da refrigeração

Portanto, para trabalhar nesse ramo de negócios, é preciso que o profissional obtenha conhecimentos claros e objetivos a respeito dos parâmetros físicos fundamentais que estão diretamente relacionados com à teoria da refrigeração e suas aplicações. Além disso, deve-se conhecer os diferentes sistemas de refrigeração e seus funcionamento, e as características dos principais elementos que constituem os diferentes sistemas.

Com o domínio dos conhecimentos básicos da refrigeração, torna-se mais fácil entender e resolver problemas elementares, além de se preparar para seguir nos estudos avançados da área, para se especializar ainda mais e entrar no mercado de trabalho com maior possibilidade de sucesso.

Não há dúvida. Entender de refrigeração doméstica, saber identificar a melhor forma de instalação e utilização dos equipamentos e saber realizar a manutenção dos mesmos, de forma a manter suas características originais, é o ponto de partida para qualificação como técnico em refrigeração. E, para isso, torna-se indispensável conhecer os equipamentos nos mínimos detalhes; saber como seus componentes funcionam; saber realizar os testes, reparos, substituições, e inúmeras outras atribuições do trabalho.

Faz-se necessário esclarecer que, na prática, um técnico em refrigeração de ar deverá ter conhecimento e habilidade para trabalhar com a temperatura, retirando a energia térmica de determinado corpo ou meio. Através de um ciclo termodinâmico, o calor é extraído do ambiente a ser refrigerado e é enviado para o ambiente externo. A refrigeração não destrói o calor, que é uma forma de energia. Ela apenas o move de um lugar não desejado para outro que não faz diferença.

Entre os ciclos de refrigeração, os principais são o ciclo de refrigeração padrão, por compressão, o ciclo de refrigeração por absorção e o ciclo de refrigeração por magnetismo.

refrigeração de ar

Com o domínio dos conhecimentos básicos da refrigeração, torna-se mais fácil entender e resolver problemas elementares

Etapas de um Ciclo Ideal de Refrigeração

Evaporação
A evaporação é a etapa aonde o fluido refrigerante entra na serpentina como uma mistura predominantemente líquida, e absorverá calor do ar forçado pelo ventilador que passa entre os tubos. Ao receber calor, o fluido saturado vaporiza-se, utilizando-se do calor latente para poder maximizar a troca de calor.

Compressão
A função do compressor é comprimir o fluido refrigerante, elevando a pressão do fluido. Em um ciclo ideal, a compressão é considerada adiabática reversível (isentrópica), ou seja, desprezam-se as perdas. Na prática perde-se calor ao ambiente nessa etapa, porém não é significativo em relação à potência de compressão necessária.

Condensação
A condensação é a etapa aonde ocorre a rejeição de calor do ciclo. No condensador, o fluido na forma de gás saturado é condensado ao longo do trocador de calor, que em contato com o ar cede calor ao meio ambiente.

Expansão
A expansão é a etapa onde ocorre uma perda de pressão brusca, porém controlada que vai reduzir a pressão do fluido da pressão de condensação para a pressão de evaporação. Em um ciclo ideal ela é considerada isoentálpica, despreza-se as variações de energia cinética e potencial.

Características de um dos principais elementos

refrigeração de ar

Entender de refrigeração doméstica é o ponto de partida para a qualificação como técnico em refrigeração

Fluido refrigerante

O fluido refrigerante é o elemento que viabiliza a refrigeração, uma vez que é ele quem absorve calor do meio a ser refrigerado, deixando o mesmo gelado conforme de interesse. Podemos então definir fluido refrigerante como sendo uma substância que absorve calor de outra, a ser resfriada, cujo processo pelo qual se realiza esta troca de calor é chamado de refrigeração.

- Amoníaco (NH3) - R 717 – Amônia
Apesar de ser tóxico e, sob certas condições, ser também inflamável e explosivo, o amoníaco é largamente empregado em grandes instalações, dada sua grande capacidade térmica, uma vez que tem o maior efeito refrigerador dentre os principais refrigerantes.

- Refrigerante 13 (CclF)
Esse refrigerante pertence à série metano. O seu ponto de ebulição, à pressão atmosférica, é –82°C, aproximadamente. Ele é bastante utilizado nas situações onde se torna necessário obter temperaturas bem baixas. No ponto crítico, sua temperatura crítica é de 28,9°C. Sua pressão a -15°C é 12,45 kgf/cm2 e sua temperatura de condensação deverão sempre ser menor do que 28,9°C.
Este fluido não é inflamável, não é tóxico, não é explosivo e não se mistura com óleo lubrificante.

- Refrigerante 113 (Ccl2FCClF2)
Esse refrigerante, também chamado de R 113, pertence à série etano (CHCH). A ebulição ocorre na temperatura de 47,2°C, à pressão atmosférica normal. Suas pressões de operação nas temperaturas de - 15°C, são, respectivamente, 708 mmHg e 353 mmHg. O "vácuo" é indicado pelo manômetro; os valores correspondentes da pressão absoluta seriam 0,069.

refrigeração de ar

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Refrigeração.

Por Silvana Teixeira

Fonte: Wikipédia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Nilson Mariano gomes

18 de dez de 2015

Tenho de iniciar um de refrigeracao mas eu não tenho cartao mas gostaria de pagar se possivel com boleto bancário ou retirada pelos correios.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de dez de 2015

Olá, Nilson!

Aggradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Refrigeração.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Carlos Alberto Ribeiro dos Santos

28 de out de 2015

Quero iniciar o curso de refrigeração e climatização, tenho pequenas noções, mas quero me integrar totalmente. Preciso dessa chance Grato. Fico no aguardo.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out de 2015

Olá, Carlos Alberto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Refrigeração.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

alcino gonzaga da rocha filho

28 de dez de 2014

Trabalho no ramo de refrigeração e elétrica queria fazer o curso de refrigeração com certificado na área comercial, sabendo a quantidade certa de gás, como calcular por comprimento da tubulação e ler corretamente o manômetro

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jan de 2015

Olá, Alcino!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

joao antonio lucas

13 de fev de 2014

Olá, estou muito interessado a respeito do curso de conserto de geladeira pois estou abrindo uma refrigeração e não tenho muita experiência em geladeira faço somente ar condicionado e maquina de lavar mais pretendo expandir meu negocio e meu conhecimento mais devido minha cidade não ter esses cursos estou buscando um meio alternativo que é a distancia espero ansiosamente resposta ate mais

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de fev de 2014

Olá, João Antônio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Básico de Refrigeração.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Harley

11 de abr de 2013

Quero fazer o curso refrigeração industrial a distancia, como devo fazer para adquirir o curso?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de abr de 2013

Olá, Harley!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!