
A turbina da câmara de evaporação e o ventilador da câmara de condensação são acionados por um único motor elétrico que fica posicionado entre as duas câmaras, bem na região central do condicionador de ar.
Por isso, esse motor é chamado de motoventilador, que, na realidade, trata-se de um motor elétrico, monofásico, com as mesmas características de alimentação elétrica do equipamento como um todo: 127 V ou 220 V.
“O motoventilador possui dois semieixos sendo um para cada lado. É nas extremidades desses semieixos que os ventiladores são fixados”, afirma Dr. José Arnaldo Duarte, professor do Curso CPT de Básico de Refrigeração.
E é verdade e lógico! Os dois ventiladores, mais precisamente, ventilador e turbina, realmente giram com a mesma velocidade (rotação).
Quando a chave de comandos é acionada no sentido de se obter mais ou menos frio, a rotação do motor sofre variação, o que acontece também com a rotação dos dois ventiladores.
Mas, afinal, qual é a lógica disso?
A lógica disso está no seguinte: quando você programa o aparelho para refrigerar mais e para ventilar mais, a rotação da turbina será aumentada, para que ocorra a circulação de um maior volume de ar, em um determinado tempo.
Em outras palavras, significa aumentar o fluxo de ar através do evaporador.
Se o fluxo de ar intensifica as trocas de calor no evaporador, entre o ar e o fluido refrigerante também serão intensificadas. Em uma linguagem mais simples, significa dizer que o fluido receberá mais calor. Então, ao chegar ao condensador, ele terá uma maior quantidade de calor para ser liberada para o ar externo.
E, para que isso possa ocorrer, o fluxo de ar através do condensador também deverá ser aumentado, o que se consegue aumentando a velocidade do ventilador.
Terminais de ligação e velocidade. Qual a relação entre eles?
A exemplo do motor do compressor, o motoventilador também possui, internamente, bobinas e um condutor comum. A bobina principal possui mais de um terminal de ligação, sendo um para cada velocidade.
Assim, se o condicionador de ar possuir opções para duas velocidades, o seu motoventilador terá quatro terminais de ligação: um comum, outro para a bobina auxiliar e mais dois para a principal, sendo um para cada velocidade.
Se, em vez de duas, o aparelho possuir três velocidades diferentes, o seu motoventilador terá então cinco terminais de ligação.
Gostou do assunto? Leia também:
- Defletores de ar-condicionado: você sabe o que são?
- Sistema frigorígeno dos condicionadores de ar tipo janela
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Refrigeração.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.