WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Consumo de energia em edifícios - dicas de controle

O consumo de energia em edifícios - se alto ou baixo, muito ou pouco - está diretamente ligado a fatores, como insolação, ocupação, uso de equipamentos e iluminação artificial

técnicos avaliando um aparelho de ar-condicionado
 

O consumo de energia em edifícios - se alto ou baixo, muito ou pouco - está diretamente ligado a fatores, como insolação, ocupação, uso de equipamentos e iluminação artificial. Se utilizados de forma desmedida e incorreta, esses fatores provocam desagradáveis surpresas aos condôminos ao final do mês. Para evitar que isto aconteça, então, faz-se necessário um rígido controle de gastos do edifício, começando, inclusive, pelo projeto arquitetônico.

Antes de serem construídos, já pensando na total eficiência do consumo de energia, é necessário que se faça um correto planejamento estrutural dos edifícios, levando-se em consideração as necessidades de cada ambiente. Sendo assim, para que o consumo de energia de um prédio não extrapole o limite desejável, é fundamental tomar algumas precauções simples, porém eficazes, no controle de gastos. São elas:

1- Estudo bioclimático do local onde o edifício será construído, visando o conforto ambiental por meio da correta orientação das faces do edifício. Esta medida é importante devido ao fato de propiciar:
- Maior aproveitamento do sol no inverno;
- Aproveitamento das correntes de vento;
- Aproveitamento da iluminação natural;
- Proteger determinadas áreas da incidência solar;
- Possibilidade de proteger as paredes mais expostas à incidência solar, utilizando-se de sombreamento, isolamento térmico e redirecionamento da luz através de brises ou grandes panos de vidro; e
- Diminuição do consumo de energia, dispensando o uso de aparelhos de ar-condicionado.

2- Amplitude térmica
Regiões com amplitude térmica elevada permitem modular as taxas de ventilação natural no período noturno. Já nas regiões onde isso não acontece é mais importante o isolamento térmico, ou seja, construções leves, com materiais de grande resistência térmica.

3- Resfriamento passivo de paredes, piso e teto
Este processo consiste no uso de tubulações de água enroladas no solo a aproximadamente 3 ou 4 metros de profundidade, ou seja, um circuito de resfriamento no qual a água passa por um trocador que resfria o ar permitindo resfriar, por exemplo, o piso, ou as paredes, ou mesmo o teto.

4- Simulação energética
Trata-se de um modelo computacional que permite modelar uma edificação antes de a mesma ser construída ou reformada, permitindo que diferentes alternativas e estratégias sejam investigadas e comparadas entre si, conduzindo à otimização do projeto ou de determinados processos. Neste sistema, tudo aquilo que gasta energia é integrado entre si, por exemplo, sistema de condicionamento de ar, cargas internas (pessoas, equipamentos e iluminação), fechamentos opacos e transparentes, painéis fotovoltaicos, iluminação natural, entre outros.

5- Isolamento térmico
A disposição dos elementos aliada à natureza das matérias-primas e seus respectivos coeficientes de isolamento térmico é decisivo para o desempenho térmico de uma edificação. Neste sentido, número de aberturas, incidência de sol e sombra, e outras ferramentas da chamada arquitetura passiva, e, principalmente, os níveis de absortância de paredes e coberturas, influenciam diretamente os resultados de eficiência energética das edificações, levando-se em conta também características climáticas de cada região.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Ambiente Gelado.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?