
A massagem desportiva é uma das melhores formas de combater os inúmeros problemas que acometem os desportistas, com a vantagem de, quando bem realizada, não apresentar efeitos colaterais como alguns medicamentos, e ainda possibilitar o aumento de performance dos atletas, especialmente, quando faz parte de um planejamento em todas as fases do treinamento do atleta.
Por esse motivo, todas as equipes que possuem atletas estão investindo em massagistas desportivos de alta performance, bem como em sua capacitação. Esse profissional se tornou fundamental para auxiliar na manutenção da resistência do atleta e na diminuição de lesões.
Além disso, a demanda por profissionais na área da estética e das terapias corporais vem aumentando, e com ela, a necessidade de especialização, que não pode ficar alheia aos desafios e às transformações sociais, relacionadas aos avanços tecnológicos.
Em outras palavras, a massagem desportiva é um campo de trabalho em contínua expansão, devido à alta demanda do mercado e à falta de massagistas realmente capacitados para desenvolver essa atividade.
Entretanto, para que uma pessoa seja um massagista desportivo, não é necessário ser profissional de nenhuma área específica. Mas é fundamental que se tenha bom conhecimento de anatomia e fisiologia humana, principalmente da estrutura e da função dos músculos, além do sistema linfático e cardiovascular.
Não apenas isso, o massagista desportivo, como qualquer outro massoterapeuta, precisa conhecer e possuir outras habilidades.
Na descrição dessa atividade, os profissionais aplicam procedimentos estéticos e terapêuticos manipulativos, energéticos e vibracionais. Os procedimentos terapêuticos visam a tratamentos de moléstias psiconeurofuncionais, musculoesqueléticas e energéticas, além de patologias e deformidades podais.
Para tanto, avaliam as disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas, vibracionais e inestéticas dos pacientes/clientes. Alguns profissionais fazem uso de instrumental perfurocortantes, medicamentos de uso tópico e órteses; outros aplicam métodos das medicinas oriental e convencional
A experiência tem mostrado que não basta o profissional ser um excelente massagista desportivo, ele precisa estar atento a outros detalhes, ao atender seu cliente. Evidentemente, ser um bom massagista é pré-requisito para o sucesso nessa profissão.
Por Andréa Oliveira.
Confira o Curso Profissionalizante de Massagista Desportivo
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

almir ramos da silva
2 de jan de 2021cursos

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de jan de 2021Olá, Almir
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Hadassah
3 de fev de 2019Gostaria de mais informações

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de fev de 2019Olá Hadassah,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Deyse Caetano fontes
17 de jan de 2019Gostaria de saber mais sobre o curso e valores e tempo

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de jan de 2019Olá Deyse,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto