WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Manipulador de medicamentos: roteiro de paramentação

A paramentação é um procedimento obrigatório para todos os funcionários, estagiários e visitantes que adentrarão na área dos laboratórios de manipulação

A paramentação é um procedimento obrigatório para todos os funcionários, estagiários e visitantes que adentrarão na área dos laboratórios de manipulação

 

Paramentação é o nome dado ao processo que corresponde à troca de vestes rotineiras, ou seja, roupas pessoais, por vestimentas adequadas, para adentrar a área dos laboratórios, como uniforme e os EPIs - propés, touca, jaleco e máscara. É um procedimento obrigatório para todos os funcionários, estagiários e visitantes que terão de adentrar na área dos laboratórios de manipulação. Todos os Equipamentos de Proteção Individual e uniformes das áreas de laboratório são de uso exclusivo destes ambientes.

Caso haja necessidade de se ausentar do laboratório, para lanchar ou ir ao banheiro, todo o processo de paramentação e higienização das mãos deverá ser novamente realizado. O jaleco deve ser trocado toda vez que houver necessidade, ou seja, deverá sempre estar com o aspecto de limpo. Em empresas com grande volume de manipulações, é recomendável a troca todos os dias.

As toucas devem ser trocadas quando ocorrer rompimentos ou quando o elástico ceder, e as sapatilhas ou os propés também devem ser trocados em caso de rasgamento ou quando estiverem sujos. Tanto a touca quanto o propé devem ser descartados, pelo menos, ao final dos trabalhos diários, em coletor de lixo comum, existente na área de paramentação.

Roteiro de paramentação:

1. Verificar as vestimentas: antes de iniciar o processo de paramentação, é importante observar as roupas e a higiene pessoal.

2. Retirar os acessórios e afins: após a troca do uniforme, devem ser retirados brincos, piercings, pulseiras, relógios, anéis, colares e outros acessórios. Tudo deve ser guardado em armário, inclusive aparelhos celulares, que não devem ser levados para o interior dos laboratórios.

3. Higienizar o calçado: na área destinada à paramentação, deve ser feita a assepsia do calçado de uso pessoal com álcool 70% e papel-toalha. Isso, caso não haja, na empresa, outro procedimento semelhante para realizar essa atividade, como tapetes próprios, umedecidos com solução de limpeza.

4. Calçar os propés: a limpeza do solado do calçado, o manipulador de medicamentos deve calçar os propés ou sapatilhas. Algumas empresas optam por calçados próprios para serem utilizados na área dos laboratórios. Nesse caso, será necessária somente a limpeza do solado do calçado.

5. Colocar a touca: o profissional deve tomar cuidado para não deixar fios de cabelo expostos.

6. Vestir o jaleco: este deve estar limpo, sendo recomendável o de mangas compridas, para evitar que partes do braço fiquem expostas, além de prevenir o desprendimento de pele, que poderia contaminar o produto.

7. Colocar a máscara: há máscaras que são amarradas e outras com alcinhas para serem colocadas atrás das orelhas. Neste caso, as alças devem ser colocadas por dentro da touca que, por sua vez, deverá cobrir toda a orelha.

8. Higienizar as mãos e calçar as luvas: as luvas de procedimento deverão ser calçadas somente após a utilização do álcool 70% para higienizar as mãos, que, antes, deverão ser friccionadas até se obter a completa evaporação do álcool.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso Profissionalizante de Manipulador de Medicamentos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!