WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fotógrafo Profissional - se bem capacitado, terá carreira de sucesso e futuro promissor

É necessário que o fotógrafo profissional saiba captar os mínimos detalhes, ter olho clínico para as melhores posições, enquadramentos, efeitos de luz e várias outras variáveis que envolvem a profissão

fotografia

De nada adianta ser um fotógrafo, se não estiver capacitado para arte de fotografar

Eternizar os melhores momentos de nossas vidas é um sonho. Um dos meios de termos em mãos esses momentos tão preciosos é  por meio das fotografias. Um fotógrafo é capaz de captar o melhor ângulo e capturar, de forma angelical, o rostinho de um bebê nas suas primeiras horas de vida. Um bom fotógrafo registrará cada minuto de felicidade do aniversário de 15 anos de uma debutante. Fará de um casamento um espetáculo único, registrando a troca de olhares entre os noivos, o momento da troca das alianças, as lágrimas que sorrateiramente escorrem pela face dos convidados, enfim, eterniza acontecimentos de grande felicidade, que merecem serem vistos e revistos.

Mas, de nada adianta termos um fotógrafo, se ele não está capacitado para arte de fotografar. É necessário que o profissional saiba captar os mínimos detalhes, ter olho clínico para as melhores posições, enquadramentos, efeitos de luz e várias outras variáveis que envolvem a profissão, como a escolha do melhor local, os melhores ângulos, o uso dos efeitos especiais e, principalmente, qual o melhor equipamento a ser usado em cada um desses momentos, de forma que o resultado final seja elogiado por todos.

“É preciso de conhecimentos técnicos. Sendo assim, a sugestão é que, no início, você adquira o conjunto mínimo necessário de equipamentos, e, com o passar do tempo, novos equipamentos sejam adquiridos, de acordo com o seu aprendizado”, afirma o professor Júlio Alessi, do Curso Profissionalizante de Fotógrafo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Ser o melhor fotógrafo do mercado é uma ambição possível de ser realizada. No entanto, não depende apenas de prática. Depende, e muito, de vasta experiência, capacitações constantes, grande profissionalismo, técnicas aprimoradas e equipamentos de excelente qualidade.

É notório que a evolução tecnológica vem, a cada ano, incorporando novos avanços em todos os setores de trabalho, o que proporciona o bem estar ao homem. A engenharia eletrônica se desenvolveu muito nas últimas décadas, trazendo benefícios para vários outros setores, incluindo a “fotografia digital”, como sendo uma novidade que caiu no gosto popular.

fotografia

No entanto, saber lidar com tamanha tecnologia carece de incansáveis estudos

No entanto, saber lidar com tamanha tecnologia carece de incansáveis estudos, principalmente ao se querer ser o melhor de todos os fotógrafos. Hoje, é absolutamente comum encontramos no mercado um número ilimitado de máquinas fotográficas digitais, sem contar os seus acessórios. Sendo assim, o bom fotógrafo deve acompanhar a evolução dos tempos, pois,  acredite, chegará um momento em que ele se deparará com equipamentos muito além do seu conhecimento.

Há de se considerar, no entanto, que a questão do profissionalismo não está ligada apenas ao fator tecnologia e desenvolvimento. Está, também, ligada ao fator humano e neste sentido, saber lidar com os nossos semelhantes tem lugar de prestígio e relevância.

O fotógrafo deverá estar preparado para o correto relacionamento com o cliente, pois este tem consciência absoluta dos seus direitos, ao contratar quaisquer tipos de serviços. Neste sentido, é fundamental que o profissional procure manter um comportamento profissional e, assim, as dicas abaixo se tornam fundamentais:

Cuide de sua aparência:  cabelos limpos e escovados, roupas limpas e bem passadas, dentes bem cuidados e hálito puro, calçados limpos e em bom estado de conservação, afinal a sua imagem diz muita coisa sobre você;

Evite o cigarro: o ato de fumar desagrada muita gente, o cheiro incomoda mais pessoas ainda e ser atendido em um local cheirando a fumaça de cigarro é mais do que desagradável. Acredite, muitos profissionais deixam de conseguir novos trabalhos por se apresentarem aos clientes cheirando a cigarro;

Mantenha limpo o seu local de trabalho: um escritório ou estúdio fotográfico sujo e desorganizado passa má impressão às pessoas, justamente quando o ideal é o contrário. Seu local de trabalho deve estar sempre limpo, arejado e organizado. Desta forma, os clientes saberão estar tratando com alguém que segue esses princípios e que não perderá suas fotografias em meio ao caos;

fotografia

O fotógrafo fará de um casamento um espetáculo único, registrando a troca de olhares entre os noivos

Seja ético: o fotógrafo deve ser o mais honesto possível com os seus clientes; cumprir com os seus compromissos agendados e justificar, caso ocorra algum tipo de problema. Deve se organizar previamente antes de um trabalho e procurar ter a certeza de que todo o material necessário para cumprir o combinado, está ao alcance de suas mãos. Deve ser compreensivo e estar calmo sempre, pois muitos momentos especiais andam de mãos dadas com um certo nervosismo. Deve falar em um bom tom de voz para que os seus clientes possam ouvi-lo enquanto executa seus serviços. Deve ser educado e trocar gentilezas sempre, afinal gentilezas geram mais gentilezas;

Seja educado: Receba o cliente de forma cortês e educada, olhando-o nos olhos e curvando-se um pouco, agindo como um cavalheiro; Use, com frequência, as expressões “senhor”, “senhora”, “obrigado”, “com licença”, “bom dia!”, “boa tarde?”, “em que posso ajudá-lo?”; Dê toda a atenção aos clientes. Seja todo ouvidos. Lembre-se, ele está tentando passar a você o seu maior sonho. Ouvi-lo, portanto, é fundamental para que nada dê errado.

Lembre-se, é a sua imagem e o seu futuro que estão em jogo. De nada adianta o melhor equipamento, bom treinamento, disponibilidade de tempo se a sua imagem estiver negativa para os clientes. Um bom trabalho pode lhe render muitas propagandas, boca a boca, positivas e, mais rápido ainda, um cliente insatisfeito fará propaganda negativa dos seus serviços ou da sua conduta o que lhe trará muitos prejuízos.


Confira mais informações sobre outros cursos, acessando os Módulos Profissionalizantes.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!