WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidador de idosos - perfil profissional e ética no trabalho

Além dos deveres embasados na ética profissional, o cuidador de idosos deverá ter algumas qualidades, como ser tolerante, paciente, observador e responsável, além de estar motivado e ter bom senso e apresentação

 

Em virtude de a população brasileira estar envelhecendo, a previsão em relação ao número de idosos para 2050 será de 63 milhões de idosos, ou 172 idosos para cada 100 jovens – contra apenas 10 idosos para 100 jovens em 1980. Sendo assim, para cuidar devidamente da pessoa idosa, é necessário vê-la num todo, mas, para isso, é vital conhecer a si próprio, o que não se desenvolve apenas em treinamentos ou reciclagens técnicas, mas também por meio de uma relação de emoção e razão entre o cuidador e o idoso. Daí a extrema necessidade deste profissional ter o perfil exato para desenvolver, com competência, sua profissão.
 
A ética profissional e os cuidadores
 
Seguindo os princípios da ética profissional, são deveres do cuidador de idosos:
 
-Respeitar o direito do idoso em relação à sua privacidade e pudor;
-Defender que o cuidar do idoso não é cuidar de máquinas ou objetos que controlam, ou alguma coisa sem vontade e desejos próprios;
-Aceitar as imitações e a dependência do idoso;
-Aceitar os valores religiosos dos idosos;
-Ser solidário com os idosos;
-Identificar o idoso pelo nome.
 
Os conhecimentos e as ações sobre a ética se inserem no contexto dessa problemática, sendo o cuidador do idoso fator indispensável, de maneira que a assistência prestada ao idoso, seja feita pelo profissional de enfermagem ou pelo cuidador familiar.
 
"Dessa forma, o cuidador de idosos deve desenvolver o seu trabalho, respaldado no respeito, no afeto e na sensibilidade, com o intuito, não apenas de curar a doença, mas de promover a saúde do idoso", afirma o professor Renan Sallazar, do Curso Profissionalizante de Cuidador de Idosos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
 
Além desses deveres, o cuidador deverá ter algumas qualidades, como as descritas a seguir:
 
Qualidades físicas e intelectuais
 
Deve ter boa saúde física para ter condições de ajudar e apoiar o idoso em suas atividades de vida diária. Da mesma forma, deve ter condições de avaliar e tomar decisões em situações de emergência que necessitam de iniciativas e ações rápidas.
 
Capacidade de ser tolerante e paciente
 
Deve compreender os momentos difíceis que a família e a pessoa idosa podem estar passando, com a diminuição de sua capacidade física e mental, de seu papel social, que pode afetar seu humor e dificultar as relações interpessoais.
 
Capacidade de observação
 
O cuidador deve ficar atento às alterações que a pessoa idosa pode sofrer, tanto emocionais quanto físicas, que podem representar sintomas de alguma doença.
 
Qualidades éticas e morais
 
O cuidador precisa ter respeito e dignidade ao tratar a pessoa idosa e nas relações com ele e com sua família. Deve respeitar a intimidade, a organização e as crenças da família, evitando interferência e, sobretudo, exercendo a ética profissional.
 
Responsabilidade
 
Lembrar sempre que a família, ao entregar aos seus cuidados a pessoa idosa, está lhe confiando uma tarefa que, naquele momento, está impossibilitada de realizar, mas que espera seja desempenhada com todo o carinho e dedicação. Como em qualquer trabalho, a pontualidade, assiduidade e o compromisso contratual devem ser respeitados.
 
Motivação
 
Para exercer qualquer profissão, é necessário gostar do que faz. É importante que tenha empatia por pessoas idosas, entender que nem sempre vai ter uma resposta positiva pelos seus esforços, mas vai ter a alegria e a satisfação do dever cumprido.
 
Bom senso e apresentação
 
O cuidador, como qualquer trabalhador, deve ir trabalhar vestido adequadamente, sem joias e enfeites, que podem machucar a pessoa idosa; deve ir com o cabelo penteado e, se for longo, com ele preso, sem maquiagem forte, pois não está indo a uma festa. As unhas devem estar cortadas e limpas. De preferência, deve usar uniforme.
 
Na maior parte dos casos, a família cuida com dedicação e afeto de seus familiares, atendendo assim as suas necessidades. A ajuda das famílias é, em princípio, a melhor que se pode oferecer aos idosos. Receber essa ajuda proporciona segurança às pessoas idosas. Entretanto, aqueles que cuidam de seus idosos nem sempre estão preparados para realizar essas tarefas e lidar com as tensões e os esforços decorrentes do cuidar.  
 
Em suma, cuidar do idoso implica muitas e variadas atividades. É difícil assinalar quais são exatamente essas tarefas, pois depende de cada família e de quem é cuidado.
 
Aprimore seus conhecimentos,  acessando outros Cursos Profissionalizantes.
 
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rosangela Maria Ramos

5 de set de 2019

Gostaria te recebe informações sobre os cursos de vocês. Desde já, agradeço pela atenção!

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de set de 2019

Olá Rosangela Maria Ramos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!