Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como higienizar potes de vidro para a fabricação de picles artesanais

Os potes de vidro para a acomodação de picles caseiros, novos ou reutilizados, devem ser lavados com detergente neutro, por dentro e por fora. Mas isso não é tudo!

Como higienizar potes de vidro para a fabricação de picles artesanais   Artigos Cursos CPT

 

Os potes de vidro para a acomodação de picles caseiros, novos ou reutilizados, devem ser lavados com detergente neutro, por dentro e por fora. “Se os picles destinam-se à comercialização, os potes devem ser sempre novos”, afirma Maria da Graça Lima Bragança, professora do Curso Profissionalizante Rural a Distância em Condimentos e Temperos.

Depois de bem enxaguados, eles devem ser colocados em uma panela ou pasteurizador com água fria. É preciso colocar um suporte ou tecido limpo no fundo da panela, para evitar que os vidros se quebrem durante a fervura. Os vidros devem ficar sob fervura durante 30 minutos. Esse processo é chamado de pasteurização dos vidros.

As tampas metálicas dos potes de vidro, que devem ser sempre novas, também devem ser lavadas com detergente neutro e bem enxaguadas. Em seguida, devem ser colocadas para ferver em água, durante dez minutos. Tanto os vidros quanto as tampas devem ser mantidos na água quente, com a panela tampada, até o momento do envase.

Mas, não são só essas as precauções para quem fabrica e comercializa picles pois os utensílios usados no envase do picles (garfo, faca, colher, pinça e concha) também devem ser submetidos à fervura por dez minutos. Eles podem ser pasteurizados juntamente com as tampas.

Utensílios de plástico


Os utensílios de plástico, que serão usados no preparo dos vegetais, devem ser bem lavados e, em seguida, colocados de molho em solução de cloro, a duzentos ppm, durante vinte minutos.

Atenção:


Em momento algum deve-se tocar o interior do pote ou da tampa com a mão ou com utensílios não-higienizados, para não contaminá-los.

Quer saber mais sobre Produção de Picles? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Profissionalizantes a Distância CPT.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!