WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como exercer a profissão de auxiliar de saúde bucal com ética e boa apresentação pessoal

Para exercer com afinco a profissão de auxiliar de consultório dentário, é preciso apresentar uma boa conduta pessoal e ter boa aparência, além de conhecer um pouco de psicologia

 

O auxiliar de saúde bucal ou ASB é o profissional responsável pela execução das tarefas rotineiras no consultório odontológico. Na maioria dos casos, o ASB irá formar uma equipe de trabalho com o cirurgião-dentista. Por isso, é preciso que esse profissional possua espírito de trabalho em equipe, que seja de fácil relacionamento com pessoas de diferentes níveis e perfis, que seja dinâmico e, sobretudo, devidamente capacitado e preparado para exercer as funções necessárias no consultório odontológico, de forma rápida e eficiente.

“Para exercer a profissão de auxiliar de consultório dentário, é exigido, no mínimo, o grau de escolaridade no nível médio, com formação técnica adequada para atuar principalmente na área de saúde pública, sob a supervisão de um cirurgião-dentista”, afirma a professora Doutora Carolina Wolff Schwambach Gomide, do Curso Profissionalizante de Auxiliar de Consultório Dentário, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Quanto à capacitação técnica, o ASB deve estar apto para fazer radiografias e polimento de dentes, retirar suturas feitas pelo cirurgião-dentista, fazer restaurações dentárias em cavidades devidamente preparadas por dentistas, elaborar projetos e campanhas educativas de saúde bucal, entre outras funções próprias da profissão auxiliar de consultório dentário.

O ASB é um profissional com grande potencial de contribuição para as clínicas odontológicas ou ainda para os consultórios da rede pública de saúde. Tudo dependerá da especialização do cirurgião-dentista e da clientela a qual atenderá.

Ética profissional

Cabe ao ASB agir de forma ética e respeitosa. Para isso, há um documento elaborado pelo Conselho Federal de Odontologia (Código de Ética Odontológica) que precisa ser respeitado e seguido rigorosamente. Infringir os preceitos do Código de Ética poderá ocasionar penalidades ao infrator, conforme descrito no Capítulo XVIII do referido código – das penas e suas aplicações.

É imprescindível que o auxiliar de consultório dentário procure trabalhar com base nos princípios da honestidade, da lealdade e do respeito para com a dignidade humana. Da mesma forma, deve manter segredo profissional em relação às informações sobre os pacientes, seguindo as normas administrativas estabelecidas pelo seu superior. Além disso, o ASB deve priorizar a higiene, tendo como base os critérios técnicos necessários.

Agindo assim, sem dúvida, o ASB cumprirá todos os requisitos éticos exigidos aos profissionais da área odontológica.

Psicologia

Para desenvolver seu trabalho em equipe, é preciso que o ACD, ou auxiliar de consultório dentário, conheça a respeito de psicologia, pois isso irá ajudá-lo muito em seu dia a dia. Sendo a psicologia uma ciência que estuda o comportamento humano, nas mais variadas situações, entender um pouco desse assunto certamente lhe dará mais segurança nas tomadas de decisões, principalmente quando estas envolverem outras pessoas.

É comprovado que muitos pacientes têm seu estado emocional e psicológico momentaneamente alterados, quando no consultório são submetidos a algum tipo de tratamento odontológico. A compreensão das causas desses acontecimentos, associada à detenção de conhecimentos básicos sobre psicologia, sem dúvida, são fatores de grande utilidade e auxiliam no controle das situações.

Apresentação pessoal

Cuidar da apresentação pessoal é algo imprescindível em qualquer atividade. Ainda mais no caso de profissionais da área de saúde, como é o ASB, onde esses cuidados se tornam ainda mais necessários. Para se ter uma ideia, na maioria das vezes, o primeiro contato de um cliente ou paciente com o consultório odontológico ocorre com o ASB que tem a função de atender aos telefonemas.

De forma semelhante, o primeiro contato presencial com o consultório odontológico, do paciente ou cliente, também ocorre com o ASB, sendo que, nesse momento, exercerá a função de recepcionista. Sendo assim, além do trabalho técnico de auxiliar o cirurgião-dentista, ou outros membros da equipe, o papel do auxiliar de saúde bucal será fundamental na reputação do consultório.

Por isso, a boa aparência e os cuidados com a higiene pessoal seguramente causarão uma boa impressão, não somente para aqueles que visitarão o consultório dentário pela primeira vez, mas também aos pacientes já fiéis a ele.

Sendo assim, é fundamental que você tenha uma atenção toda especial em relação aos cuidados, visando a uma boa apresentação visual.

Aprimore seus conhecimentos e torne-se um profissional competente e respeitável, acessando os Cursos Profissionalizantes CPT das mais diversas áreas do conhecimento.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Malena dos santos Souza

17 de abr de 2017

Preciso dessa oportunidade

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de abr de 2017

Olá Malena,

A capacitação é o melhor caminho para o Sucesso Profissional, conheça o Curso a Distância de Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!