WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Secagem de madeira

Técnicas simples garantem a qualidade da madeira, diminuindo gastos com a produção e aumentando o valor no mercado

 

Secagem de madeira     Artigo CPT

O professor José Tarcísio da Silva do Curso CPT de Secagem e Tratamento de Madeira na Fazenda, pretende informar, orientar e capacitar pessoas interessadas pelo setor madeireiro. A qualidade e a durabilidade da madeira dependem quase que exclusivamente de cuidados relacionados à secagem e ao tratamento, que podem ser realizados ainda na fazenda onde ocorre a extração. O produtor rural que comercializará e lucrar com esse produto bastante valorizado pelo mercado, não pode deixar de dominar as técnicas ensinadas no curso.


A secagem da madeira é indispensável para o produtor madeireiro que aumentará seus lucros, pois ao atingir um nível mais baixo de umidade, a madeira propicia uma série de vantagens financeiras no transporte e na comercialização. Ao perder líquido, ela também perde peso, ou seja, o deslocamento acaba sendo facilitado e barateado. Além disso, a secagem proporciona uma durabilidade mais longa, característica que determina qualidade e valorização no mercado. Vale ressaltar que, se o próprio produtor for responsável pela técnica de secagem e se esta for realizada na propriedade, o lucro será ainda maior.

— Fatores prejudiciais à madeira

Antes de mais nada, qualquer pessoa que se interesse pelo negócio madeireiro precisa saber que a umidade por si só não causa danos à madeira. Na verdade, a umidade favorece a migração e a proliferação de agentes biológicos na sua parte interna. Estes, sim, são os reais responsáveis pela deterioração.

Os principais agentes biológicos causadores dessa destruição são as térmitas, os carunchos e os fungos de podridão. As térmitas e os carunchos penetram na madeira, alimentando-se dela e abrindo galerias que possibilitem o deslocamento. Os fungos de podridão também a destroem, alimentando-se da parede celular.

Fatores atmosféricos também podem alterar algumas características do material. Contudo, diferentemente dos agentes biológicos, eles não modificam a estrutura interna, interferem apenas na aparência. A chuva e o sol, por exemplo, atingem somente a parte externa, alterando cor e textura e provocando um aspecto envelhecido. As consequências são apenas estéticas, sem que a qualidade e a estrutura interna sofram qualquer modificação.

— Durabilidade

É interessante citar que toda árvore possui uma durabilidade própria, dependendo não só da sua espécie mas também do local e das condições em que vive. Oliveira lembra que se a planta é oriunda de uma floresta planejada e plantada, por exemplo, tem uma durabilidade baixa, necessitando, portanto, passar por um rigoroso processo de secagem. Já uma árvore típica da floresta tropical tem uma durabilidade naturalmente mais estendida, dispensando a técnica da secagem. Vale lembrar que a floresta plantada é ecologicamente correta, pois atende às necessidades comerciais sem haver, de fato, um desmatamento, ou seja, ela contribui com o desenvolvimento sustentável.

— Vantagens proporcionadas pela secagem

O engenheiro florestal explica que a secagem da madeira não é muito utilizada no Brasil e nas raras vezes em que se propõem a explorá-la, ela é geralmente operada de maneira ineficaz. Essa ineficiência é oriunda da falta de conhecimento não só da técnica em si como também do que ela realmente significa em termos econômicos para o produtor. É muito comum por aqui, por exemplo, o transporte de lenhos que não passaram pela secagem. O resultado disso é uma despesa grande e desnecessária. Quando estão secas, as toras têm o peso diminuído, facilitando e barateando

Uma série de vantagens oferecidas pela secagem, como prevenir a invasão e a proliferação de fungos e insetos e permitir que a madeira aceite produtos de limpeza e verniz quando ela estiver no seu formato final, seja como parte de uma construção civil, móveis ou objetos decorativos. Além disso, toda madeira tende a variar sua extensão sempre que perde e recebe umidade. No entanto, essa movimentação dimensional acaba sendo inibida pela secagem, evitando rachaduras e empeno. Outro benefício do método é que ele facilita a perfuração e o lixamento da madeira ao ser trabalhada.

— Processo de secagem

O professor doutor José Tarcísio Oliveira ensina que o processo ocorre a partir da migração da umidade das camadas internas para a camada mais superficial e da posterior evaporação dessa água para o meio. Contudo, para isso acontecer, algumas condições são imprescindíveis. A evaporação depende do clima e o deslocamento da umidade para a superfície depende das propriedades da madeira responsáveis pelo transporte de água e nutrientes, bem como da sua espécie e espessura.

A perda da umidade da camada superficial não pode ser mais rápida do que a migração da água interna para a superfície da tora. Caso contrário, ela ficaria danificada, apresentando problemas de encanoamentos e empenamentos. Para evitar esses incidentes, é necessário que o produtor controle a velocidade de movimentação da umidade.

A secagem pode ser feita em instalações rústicas ou mais sofisticadas. Ao optar pelas estufas, é possível ter um controle maior não só sobre os defeitos das toras como também sobre o tempo de processamento, diminuindo-o consideravelmente. Porém, secagens artificiais requerem alto investimento. Nesse caso, é necessário que o produtor esteja disposto a investir em equipamentos.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Produtos Florestais. 

Por Camila Guimarães Ribeiro

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fernando Hoffmann

2 de jun. de 2022

Quero adquirir livros sobre secagem de madeira. Naturalmente e artificial. Preços e formas de pagamento.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2022

Olá, Fernando! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

No link a seguir você também encontra informações sobre os cursos da empresa CPT...https://www.cpt.com.br/

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Jeferson Luciano Heidrich

27 de jul. de 2021

Tenho interesse no curso

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jul. de 2021

Olá, Jeferson Luciano

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?