WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O eucalipto e suas utilidades

A madeira de eucalipto é quase totalmente utilizada em vários objetos, constituindo uma atividade econômica de sucesso

O Brasil é um dos países de maior tecnologia no uso da polpa de eucalipto para produção de celulose

 

O eucalipto foi introduzido, no Brasil, em 1868, nos Estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O eucalipto foi introduzido, no Brasil, em 1868, nos Estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Primeiramente, sua utilização era para arborização de ruas, decoração, ou ainda, para quebra de ventos. O cultivo, em larga escala, só começou a ser executado, em 1903, no Estado de São Paulo. A finalidade do cultivo era a produção de lenha.

“A floresta de eucalipto pode ser considerada de múltiplo uso, tanto em relação à madeira produzida quanto aos demais produtos advindos de suas flores, folhas e casca. A sua madeira se presta aos mais diferentes usos, tanto na forma sólida como também como matéria-prima para a indústria de polpa e àquela dos painéis reconstituídos”, afirma o professor José Tarcísio da Silva Oliveira, do curso Uso da Madeira de Eucalipto na Fazenda, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O Brasil é um dos países de maior tecnologia no uso da polpa de eucalipto para produção de celulose. Isso agrega alto valor econômico a ele. Além disso, suas flores são utilizadas em pastos para abelhas. E floresce durante todo o ano, ao contrário da maioria das plantas.

A qualidade da madeira do eucalipto é excelente. Sua utilização é de longa data nos Estados Unidos da América, especificamente na Califórnia, mas a madeira é importada da Austrália onde tem o nome de mogno australiano.


A madeira do eucalipto

Possui o alburno delgado, com menos de 3cm e cor clara. O cerne tem cores que variam do amarelado ao pardo-avermelhado e ao vermelho. A madeira apresenta pouco brilho e é macia a moderadamente dura ao corte.

Um grande problema na madeira de eucalipto é a formação de tiloses nos vasos de grande parte das espécies. Elas são responsáveis pela dificuldade de secagem e pela inexistente tratabilidade dos lenhos.

A madeira pode ser trabalhada, facilitando cortes de superfícies, sem grandes dificuldades. As variações dos tipos de madeira do eucalipto são enormes e muito úteis, pois vão das leves e de baixa durabilidade às aptas às utilizações estruturais e de durabilidade relativa.

Hoje em dia, em algumas empresas, os eucaliptos são clonados de matrizes selecionadas e melhoradas para uso específico, como por exemplo, madeiras de ótima qualidade.


Resistência do eucalipto

Em mais de 200 espécies de eucalipto, é observada, na maioria delas, a elevada resistência.

O primeiro aspecto observado, em relação à resistência do eucalipto, é a grande variabilidade ao longo do raio ou na direção medula-casca, no tronco de madeira, está relacionada à formação de madeira juvenil que possui resistência inferior à adulta. O segundo aspecto é a formação de um cerne frágil, que pode ocorrer em árvores de rápido crescimento e maiores diâmetros, o que reduz, assustadoramente, a resistência da madeira.

Durabilidade da madeira

A durabilidade consiste na resistência a ataques físicos, químicos e biológicos.

resistência biológica: relacionada a fungos, insetos e perfuradores marinhos;

resistência química: relacionada a ácidos e álcalis;

resistência física: resistência a agentes ambientais ou climáticos, como vento, chuva, alternância de umidade e existência de radiação.

Os agentes biológicos são, normalmente, os mais identificados.

A resistência da madeira é medida pelo uso de compostos químicos, chamados extrativos. Aqueles que conferem resistência à madeira são de caráter fenólico, com propriedades fungicidas e inseticidas, localizados sempre no cerne das madeiras.

A deterioração da madeira é causada pelos fungos e cupins.

A madeira de cerne de eucalipto é impermeável ao uso de soluções de tratamento. O meio alternativo está no tratamento por difusão, com substâncias difusíveis à base de boro.
    

Uso da madeira de eucalipto

As florestas de eucalipto devem sempre estar passando pelo processo de reflorestamento. São importantes matérias-primas no Brasil e na economia global.

O mercado para madeiras de reflorestamento deverá ser intensificado,  com a redução de madeiras nativas da região Amazônica.

Construção civil: é o segundo segmento mais expressivo para a utilização dessa madeira. São utilizadas em pontaletes, vigas, caibros, sarrafos, colunas, além de componentes de vedações;

Construções rurais: o pequeno produtor rural pode se tornar autossuficiente por meio de uma pequena plantação em sua propriedade;

Móveis: o eucalipto é muito utilizado na fabricação de móveis, sendo o Brasil uma área muito dinâmica na exportação destes;

Embalagens: é o setor que mais consome madeira de eucalipto serrada. Existem, aproximadamente, 300 fábricas de embalagens, no Brasil, estas divididas em subsegmentos;

Playgrounds: é o uso em sua forma roliça e preservada;

Artefatos de madeira: as madeiras serradas são aproveitadas em brinquedos, artigos de copa e cozinha, gaiolas, cabos de ferramentas, artigos esportivos e de recreação.

 

Por Natália Mayrink De Lazzari

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Raimundo ferreira

8 de out de 2014

Olá. Achei muito bacana a história dessa planta, isto porque agora estou com meus olhares, voltados ao meio ambiente.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de out de 2014

Olá, Raimundo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre eucalipto.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!