WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cercas, construções rurais importantes no desenvolvimento das atividades agropecuárias

Os tipos de cercas mais comuns, empregadas no meio rural, são as de arame liso, de arame farpado e, mais recentemente, as de tela, que vêm sendo bastante difundidas

Cercas são estruturas que fazem parte das benfeitorias de toda propriedade rural.

 

Cercas são estruturas que fazem parte das benfeitorias de toda propriedade rural.

 

Cercas são estruturas que fazem parte das benfeitorias de toda propriedade rural. Dentre as várias funções desempenhadas por elas, podemos citar a  delimitação  da área pertencente a cada propriedade rural; o isolamento das áreas cultivadas, impedindo a entrada de animais; a subdivisão das áreas de pastagens em áreas menores (piquetes), para proporcionar melhor aproveitamento do pasto; o isolamento de áreas perigosas e ocupadas com benfeitorias, entre outras.

Portanto, podemos afirmar que as cercas estão presentes em praticamente todas as partes de uma propriedade rural. E, mesmo sabendo que são estruturas rústicas, não devemos construí-las sem os devidos critérios técnicos e sem o emprego de materiais de boa qualidade. São esses cuidados que irão proporcionar maior durabilidade e eficiência às cercas, resultando em menos gastos com manutenção e mais tranquilidade  para o agricultor.

Os tipos de cercas mais comuns, empregadas no meio rural, são as de arame liso, de arame farpado e, mais recentemente, as de tela, que vêm sendo bastante difundidas. Cada tipo se aplica melhor a uma determinada condição. Quando o agricultor decide construir uma cerca na sua propriedade, deve, basicamente, considerar os seguintes fatores: finalidade da cerca, topografia do terreno e condição local.

O tipo de cerca será escolhido em função da atividade.

 

O tipo de cerca será escolhido em função da atividade. A criação de uma espécie em determinado manejo determina a melhor a ser utilizada.

 

Nesse caso, a escolha será feita em função do tipo de atividade explorada nas áreas onde ela será implantada. Assim, a criação de um determinado tipo de animal, juntamente com o manejo a que será submetido, determinarão o melhor tipo de cerca para a atividade.

Com o objetivo de levar conhecimento a respeito da construção de cercas na propriedade rural, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso  “Construção de Cercas na Fazenda”, no qual você estará recebendo informações do médico veterinário Rodrigo Carrara Peixoto, especialista em construção de cercas e currais, técnico da Belgo Mineira Bekaert.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A construção de cercas é imprescindível para a manutenção do bom desempenho das atividades. É um processo bem simples de ser executado, mas é oneroso e demanda muito trabalho, sendo necessário o conhecimento técnico da construção e dos materiais a serem utilizados.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gabriela

9 de ago de 2013

Boa Noite! Gostaria de saber: 1 - se para limpar (roçar, cortar) cipó e outras plantas que estão impedindo de arrumar a cerca, precisa de licença da Polícia Florestal, e onde consigo, tem que pagar, ou, posso chegar a foice sem medo? 2 - quero pintar os palanques, que tinta é resistente à chuva, pode ser aquela mistura com cal? Um abraço!!!!!!!!! Gabriela.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de ago de 2013

Olá, Gabriela!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que entre em contato com um engenheiro agronômo de sua cidade ou região, para análise do terreno e etapas corretas a se seguir para instalação da cerca em sua propriedade.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!