
As instalações necessárias para o trabalho de produção de alimentos podem ser simples. “Deve-se ter dois ambientes distintos, um para o abate de animais, e o outro para o processamento da carne”, afirma Newton de Alencar, Professor do Curso CPT Industrialização da Carne Suína.
O local para o abate pode ser apenas coberto e com o piso cimentado. Entretanto, o ambiente ideal onde os animais são abatidos deve ser protegido de ventos e poeiras por paredes azulejadas, com um sistema de esgoto eficiente, que leve os resíduos para locais bem distantes, servido por água em quantidade e de boa qualidade para a limpeza e lavagem da carcaça e longe de esterqueira, lixeira ou águas empoçadas. É bom ressaltar que água de qualidade é água tratada.
Ao lado da sala de abate deve ser construído uma pocilga, equipada apenas com um bebedouro, onde o animal fica em repouso para o abate. Quando o volume de abate for grande, a pocilga deve ficar, no mínimo, a 15 metros da sala de abate, para evitar o mau cheiro e possíveis contaminações.
A sala de abate deve possuir um sistema de aquecimento de água, que pode ser um fogão à lenha com serpentina, ou fogão à gas com tacho ou tambor, ou então, uma caldeira que produza vapor. O sistema de aquecimento por vapor é muito eficiente e econômico, apesar de seu custo de implantação ser bastante elevado.
É necessário, também, que a sala de abate tenha uma mesa simples, com tampo de aço inoxidável, ou então, de outro material impermeável como folha de zinco ou alumínio. Se for possível, o local deve ser equipado com uma talha, conhecida como moitão, que facilita bastante o trabalho de corte dos animais quando se quer trabalhar com a carcaça dependurada.
O segundo ambiente é destinado ao processamento da carne, que, naturalmente, deve ser anexo à sala de abate. Também deve ser uma sala fechada, com paredes azulejadas, piso impermeável, com forro no teto e telas nas portas e janelas para evitar a entrada de insetos. A sala de processamento de carne deve ser servida com água em abundância e de boa qualidade, equipada com uma pia, esgoto sifonado para eliminação de resíduos, com bom escorrimento e, ainda, suporte na parede ou trilho para sustentação dos ganchos onde são transportadas e dependuradas as peças de carne.
Caso não seja possível construir ambientes como estes descritos aqui, a solução seria a adaptação ou utilização de sala ou cozinha já existente na propriedade, desde que esse local ofereça as condições necessárias para o abate e processamento de carne, atendendo às exigências legais.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Tem um restaurante? Dobre as atenções e cuidados com as carnes
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.