WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Maturação da carne confere maciez e realçar o sabor

Marinação também realça o paladar, colocando a carne de véspera em vinha d'alhos

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2684/m-carne-maturada.jpg

O processo de maturação da carne tem por objetivo a melhoria nas características de maciez e sabor do produto.

Presente nos mais diversos cardápios, a carne é um alimento bastante apreciado pelo brasileiro. E por esse motivo, cada vez mais se tem buscado diferentes maneiras e técnicas para conferir maciez e realçar ainda mais o seu sabor. Dentre os processos, temos a maturação e a marinação, que é uma espécie de condimentação e adição de temperos.

O processo de maturação da carne tem por objetivo a melhoria nas características de maciez e sabor do produto, com a finalidade de minimizar as diferenças qualitativas de vários tipos de corte. Já a marinação baseia-se em um dos processos mais comuns de amaciamento, ou seja, aquele usado pelos antigos, em que se colocava as carnes de véspera em vinha d'alhos.

Outra opção de agregação de valor à carne é a condimentação e o preparo de filés. Por serem extremamente solicitados e comporem a maioria dos pratos na culinária mundial, o seu preparo de maneira condimentada e padronizada acabou por se tornar um diferencial para qualquer estabelecimento.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2684/m-3.1.jpg

A marinação baseia-se em um dos processos mais comuns de amaciamento, em que se coloca as carnes de véspera em vinha d'alhos.

Para se trabalhar com esses processos, não há necessidade de se ter uma estrutura muito grande com diversos equipamentos. O que é essencial é ter uma infraestrutura adequada à demanda de produtos que se quer comercializar e que, além disso, tenha cuidados rigorosos com a higiene.   

O curso “Maturação, Marinação, Condimentação e Preparo de Filés”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas apresenta informações importantes para que o pequeno e médio empresário, na área de restaurantes, lanchonetes e varejistas do mercado de carnes, possam melhorar seus produtos ou lançar um novo produto no mercado. Aborda assuntos como: infraestrutura e higienização, maturação,  marinação, condimentação e preparo de filés.

Nele você receberá informações do professor Ricardo Penna, estudioso do processamento de carnes desde 1988. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A conversão de músculos dos mais diferentes tipos de animais em carne de consumo, com maciez uniforme previamente garantida, é de grande interesse econômico para a indústria. Diversos levantamentos realizados, nos mais diferentes mercados ao redor do mundo, apontam a maciez como a principal qualidade desejável pelo consumidor, quando da aquisição de carne bovina “in natura”.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Aparecida Ssanches Costa

28 de out de 2012

Quero saber se vc tem o curso de marinação e qual o preço do mesmo. aparecida .

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out de 2012

Olá, Aparecida!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso de Maturação, Marinação, Condimentação e Preparo do Filé.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!