
O aproveitamento da carne de caprino e ovino é semelhante ao tratamento feito para a carne de suíno. “Para a produção das linguiças de caprinos, deve-se utilizar a carne dos quartinhos dianteiros e traseiros”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.
Depois de desossada, a carne é picada em pedaços para ser moída na máquina. Na massa da linguiça de cabrito, deve-se acrescentar, além do tempero, 10% a 20% de toucinho. O toucinho é usado para amaciar a carne do cabrito, que, normalmente, é um pouco dura e seca.
Quando se produz a linguiça de cabrito para ser consumida fresca, não é necessário o uso do toucinho na massa. Entretanto, quando se opta pela defumação da linguiça, torna-se necessário o uso do toucinho. Caso contrário, na defumação, a linguiça vai ficar dura e seca.
A defumagem
Após o enchimento, levar a linguiça para o defumador, dependurando os pedaços e deixando um pequeno espaço entre elas para a circulação da fumaça e do calor. As pontas das linguiças devem ficar a uma distância mínima de 60 cm da fonte de calor e fumaça. Este cuidado evita o aquecimento excessivo do produto.
A linguiça deve permanecer no defumador durante três a quatro horas, a uma temperatura constante de 75 a 80ºC. Este tempo é variável em função do diâmetro da linguiça. O produto estará pronto quando apresentar uma cor avermelhado-brilhante, com cheiro e aspectos agradáveis.
Depois de aproximadamente quatro horas, retire a fonte de calor do defumador e deixe a linguiça esfriar naturalmente em seu interior. Lembre-se de tomar as precauções para não entrar moscas, pois elas podem contaminar o produto e ainda colocar ovos, estragando as linguiças.
Aprimore seus conhecimentos. Clique na(s) matérias(s) abaixo:
- O descarte de efluentes em fábricas de embutidos
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.