WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Linguiça de cabrito? Use a carne dos quartinhos!

O aproveitamento da carne de caprino e ovino é semelhante ao tratamento feito para a carne de suíno. Para a linguiça de caprinos, deve-se utilizar a carne dos quartinhos dianteiros e traseiro

Linguiça de cabrito? Use a carne dos quartinhos!   Artigos Cursos CPT

 

O aproveitamento da carne de caprino e ovino é semelhante ao tratamento feito para a carne de suíno. “Para a produção das linguiças de caprinos, deve-se utilizar a carne dos quartinhos dianteiros e traseiros”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.

Depois de desossada, a carne é picada em pedaços para ser moída na máquina. Na massa da linguiça de cabrito, deve-se acrescentar, além do tempero, 10% a 20% de toucinho. O toucinho é usado para amaciar a carne do cabrito, que, normalmente, é um pouco dura e seca.

Quando se produz a linguiça de cabrito para ser consumida fresca, não é necessário o uso do toucinho na massa. Entretanto, quando se opta pela defumação da linguiça, torna-se necessário o uso do toucinho. Caso contrário, na defumação, a linguiça vai ficar dura e seca.

A defumagem


Após o enchimento, levar a linguiça para o defumador, dependurando os pedaços e deixando um pequeno espaço entre elas para a circulação da fumaça e do calor. As pontas das linguiças devem ficar a uma distância mínima de 60 cm da fonte de calor e fumaça. Este cuidado evita o aquecimento excessivo do produto.

A linguiça deve permanecer no defumador durante três a quatro horas, a uma temperatura constante de 75 a 80ºC. Este tempo é variável em função do diâmetro da linguiça. O produto estará pronto quando apresentar uma cor avermelhado-brilhante, com cheiro e aspectos agradáveis.

Depois de aproximadamente quatro horas, retire a fonte de calor do defumador e deixe a linguiça esfriar naturalmente em seu interior. Lembre-se de tomar as precauções para não entrar moscas, pois elas podem contaminar o produto e ainda colocar ovos, estragando as linguiças.

Aprimore seus conhecimentos. Clique na(s) matérias(s) abaixo:


O descarte de efluentes em fábricas de embutidos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!