Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Contaminação cruzada: você sabe o que é?

A contaminação cruzada ocorre quando produtos contaminados entram em contato direto ou indireto com alimentos prontos para o consumo

Contaminação cruzada: você sabe o que é?   Artigos Cursos CPT

 

A contaminação cruzada ocorre quando produtos contaminados entram em contato direto ou indireto com alimentos prontos para o consumo. “Como exemplo, podemos citar os alimentos crus armazenados em cima de alimentos cozidos; e mãos contaminadas em contato com equipamentos e utensílios mal higienizados”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Defumados, em Livro+DVD e Curso Online.

No processo de produção de alimentos, para se ter ideia, o homem pode ser considerado a principal fonte de contaminação dos alimentos. Isso acontece, porque sendo ele o responsável direto pela manipulação manual dos produtos alimentares, se em determinados momentos, as suas mãos entrarem em contato com outras partes do seu corpo (boca, nariz, olhos, cabelo, partes genitais, entre outras), e, logo em seguida elas manusearem os alimentos, sem que tenha recebido uma higienização adequada, poderá ocorrer a contaminação dos alimentos.

A contaminação poderá ocorrer por meio da pele, da boca, do nariz, dos ouvidos, da garganta, dos olhos, dos intestinos, dos cabelos, das mãos, das unhas e do trato genital.

Vias de transmissão


A contaminação de um alimento poderá ocorrer por três vias de transmissão, isto é, a transmissão “direta”, a transmissão “indireta” e a transmissão “ambiental”.

a) Transmissão direta:
Neste caso, o homem faz a transmissão diretamente através de si, de seu corpo ou do que é expelido. Por exemplo, por meio de fezes, coriza, escarro, mãos, secreções etc.

b) Transmissão indireta:
O material humano é levado até os alimentos através dos vetores (moscas, baratas, ratos etc.) e contaminam equipamentos, utensílios, pisos, paredes etc.

c) Transmissão animal:
Material animal (fezes, urina etc.) que contamina o ambiente ou o alimento já está contaminado antes da colheita e depois é transportado para a cozinha.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!