
O mercado de carnes exige produtos nobres e refinados, que atendam às regras impostas pelos órgãos federais. Recentemente, o Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, determinou que os abatedouros entreguem as carnes bovinas, suínas e bubalinas já desossadas; embaladas em cortes; com rótulos indicando a procedência, a classificação da carne, a idade e a origem do animal. Também são exigidos a data da embalagem e outros itens que favoreçam ao consumidor a identificação do produto e de seu distribuidor.
O projeto do Ministério da Agricultura está direcionado a todos os abatedouros do país, não apenas aos grandes. Visando cumprir as ordens do governo e gerar produtos mais nobres e refinados que garantam a aceitação dos consumidores, é preciso que os médios, pequenos e micro produtores se mantenham informados em relação às condições de abate e instalações.
Abate de Suínos
O animal para o abate deve ser bem escolhido. Deve ser feito um exame cuidadoso no animal antes do abate. Ele deve estar com boa aparência, sem demonstrar cansaço excessivo, febre e infecções.
Após o exame, deve-se fazer uma pré-lavagem no animal para a retirada da sujeira da pele. Depois ele deve ficar em jejum por 24 horas, sendo servido apenas por água limpa para que os riscos de rompimento das vísceras e intestinos sejam diminuídos na hora da retirada dos órgãos. O jejum também permite uma melhor conservação da carne.
O suíno pode ser abatido com uma pancada na cabeça ou através do uso do aparelho insensibilizador, que é considerado mais conveniente e dentro das normas de abate civilizado e de proteção aos animais. Após o abate, é feita a depilação com água quente ou utilizando um lança-chamas.
Abate de Caprinos
Em animal macho e velho, deve-se fazer a castração pelo menos 60 dias antes do abate. Assim como nos suínos, um exame rigoroso deve ser feito no animal, que depois deve ser deixado em jejum e repouso por pelo menos 12 horas, sendo servido apenas por água limpa.
O abate pode ser feito com uma pancada ou usando o aparelho insensibilizador. Para a pancada, pode-se usar um porrete de madeira. O animal deve ser segurado com firmeza pelos chifres e, com uma pancada certeira na cabeça, deve ser atordoado. Assim que ele cair, é dependurado pelas patas traseiras e degolado. O sangue pode ser aproveitado para a culinária.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Indústria da Carne.
Por: Virgínia Maria de Araújo
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ronaldo de Brito Leite
31 de ago. de 2016Estou pensando em fazer abatedouro de suínos e caprinos.

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de set. de 2016Olá Ronaldo,
O CPT possui Cursos a Distância que podem lhe ser de grande ajuda, para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos