
Os embutidos fazem parte da mesa de muitos brasileiros e são consumidos em larga escala por todo o país. Entende-se como embutido os produtos cárneos elaborados com carne ou órgãos comestíveis, curados ou não, condimentados, cozidos ou não, defumados e dessecados ou não, tendo como envoltório a tripa, a bexiga ou outra membrana animal.
Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos – Fabricação Artesanal e Escala Industrial, ressalta que nosso país é um grande produtor de embutidos, mas os produtores precisam estar atentos a vários aspectos para garantir a qualidade do embutido produzido.
A produção de alimentos, no geral, deve seguir vários procedimentos para garantir que a saúde do consumidor não seja prejudicada com alimentos estragados ou deteriorados por microrganismos. Existem normas de órgãos responsáveis, que devem ser seguidas na produção e no armazenamento de embutidos.
Por que se deve armazenar corretamente embutidos?
Partindo-se do princípio de que os embutidos são carnes, esse tipo de alimento precisa ser armazenado em temperatura e local adequados, limpo, seco e bem refrigerado. Além de alterar o sabor e a textura dos alimentos, o mau armazenamento também pode favorecer a proliferação de fungos e outros microrganismos nocivos à saúde humana.
Dicas para armazenar embutidos
Pouco investimento e atenção são necessários para armazenar seus embutidos de forma correta. Confira algumas dicas:
Temperatura
O primeiro aspecto a ser observado deve ser a temperatura em que se mantém os embutidos armazenados. Freezers e câmaras que contenham esse tipo de produto devem possuir temperatura entre 0°C e 4°C, índice que garante características e sabor do produto, além de armazenamento livre de patógenos. Defumados, por sua vez, podem ficar em temperatura ambiente até 26°C.
Embalagens
As embalagens podem ser a porta de entrada para patógenos. Alguns tipos de materiais, como madeiras e papelões, favorecem a rápida proliferação de bactérias, enquanto plástico e vidros deixam os produtos livres desses microrganismos por mais tempo. As embalagens devem ser mantidas a aproximadamente 10cm de distância entre o alimento e a parede do freezer, para favorecer a ventilação do local e dos produtos.
Higienização
Garantir a higiene de toda a produção também ajuda na hora da conservação. Alguns materiais retêm umidade de forma mais fácil, aumentando a putrefação do alimento e contaminando-o. Ainda, materiais porosos são mais difíceis de limpar, o que faz com que vidros sejam uma boa opção para conservação e para melhor visualização do conteúdo.
Manuseio
O local onde o produto será armazenado precisa estar em boas condições, mas o manuseio também deve ser cuidadoso. Além de utilizar luvas descartáveis, observe os equipamentos utilizados na produção.
Limpeza do espaço
Locais que armazenam alimentos costumam receber visitas frequentes de roedores e de outros insetos. Faça uma inspeção regular do local para evitar esses visitantes indesejáveis e, caso note a presença, tome as providências necessárias.
Conheça os Cursos CPT da Área Indústria da Carne:
Produção de Embutidos – Fabricação Artesanal e Escala Industrial
Produção de Defumados – Fabricação Artesanal e Escala Industrial
Industrialização da Carne Suína
Fonte: ZAFE – zafe.com.br/blog/
Planalto – planalto.gov.br
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.