WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Breve aula sobre Defumação. Aprenda!

A defumação é um processo fundamentado no efeito conservante da fumaça mais o calor. Desenvolve sabor e aparência nos produtos, aumenta o valor comercial e possui efeito conservante

Breve aula sobre os Defumação. Aprenda!   Artigos Cursos CPT

A defumação é considerada um dos processos mais antigos de conservação dos alimentos. Conhecida desde o antigo Egito, é um processo fundamentado no efeito conservante da fumaça mais o calor. A defumação desenvolve sabor e aparência nos produtos, além do efeito conservante.

Hoje, com tantos variados processos de conservação dos alimentos, a defumação é mais usada para conferir cor e sabor às carnes, aumentando o valor comercial dos produtos, do que para conservar”, afirma Newton de Alencar, Professor do Curso CPT Produção de Defumados - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.

- Processos de defumação


Existem inúmeros processos de defumação, desde o método empírico, empregado pelas donas de casa do meio rural, dependurando os produtos sobre o fogão à lenha, até os processos sofisticados, usados nas grandes indústrias. E, atualmente, já tem sido usada a fumaça líquida em banho de imersão, por chuveiro, ou colocada na massa do produto a ser defumado.

- Tipos de defumadores
São inúmeros, também, os tipos de defumadores. Existem câmaras de tamanhos diversos, feitas de alvenaria ou chapas de aço, podendo ser citados, ainda, os defumadores artesanais feitos de manilha de cimento, tambor de 200 L, alvenaria e outros materiais. Enfim, todo ambiente onde se consegue controlar a fumaça e a temperatura é considerado um defumador.

- Fonte de calor
A fonte de calor e fumaça também é variada, encontrando-se queimadores a gás, elétrico, a carvão; queima de serragem ou de lenha dentro ou fora do defumador.

- Temperatura de defumação
A temperatura de defumação também influencia as características finais do produto; por isso, recomenda-se temperaturas de até 50°C para defumação de queijos e entre 75°C e 80°C para carnes em geral.

- Tempo de defumação
O tempo de defumação varia de acordo com o produto a ser defumado, sua espessura ou seu diâmetro; o tipo de defumador também pode influir.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- O sucesso na fabricação de defumados? Higiene!
- 8 fontes de contaminação na produção de Defumados

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!