WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

8 fontes de contaminação na produção de Defumados

Para a contaminação dos alimentos acontecer é necessária a existência de uma fonte, que representa o veículo transportador do material estranho até o alimento limpo, chamada “fonte contaminante”

8 fontes de contaminação na produção de defumados   Artigos Cursos CPT

Newton de Alencar, Professor do Curso CPT Produção de Defumados - Fabricação Artesanal e Escala Industrial, afirma que para a contaminação dos alimentos acontecer, é necessária a existência de uma fonte, que representa o veículo transportador do material estranho até o alimento limpo. Esta fonte é denominada “fonte contaminante”.

Basicamente, as principais fontes contaminantes dos alimentos são as seguintes:

- O ar
A contaminação dos alimentos, via ar, ocorre facilmente, porque os esporos de microrganismos são transportados facilmente pelas correntes de ar e chegam até os alimentos quando estes estão desprotegidos.

- Animais e pragas
A presença de animais e pragas domésticas nos locais onde os alimentos são acondicionados e preparados se constituem fontes perigosas de contaminação, sendo estes indesejáveis nas áreas de manipulação e armazenamento dos alimentos. O controle integrado de pragas é importante de ser realizado para evitar infestação, contaminação e perdas de produtos.

- Instalações físicas
As instalações físicas devem seguir recomendações adequadas, quanto ao revestimento, quantidade de iluminação, escoamento de águas de dejeto, espaçamento entre os planos de trabalho, fluxo de produção etc. Sem essas recomendações básicas, a instalação física pode se tornar fonte de contaminação dos alimentos e dificultar o trabalho dos manipuladores.

- Higienização nas instalações, equipamentos e utensílios:
As instalações, os equipamentos e os utensílios utilizados na manipulação dos alimentos podem se tornar fontes de contaminação dos alimentos, quando:
♦ não houver a correta higienização;
♦ material utilizado inadequado, como por exemplo tábuas de madeira ou outro material poroso; e
♦ não possibilitar a completa limpeza, ou construídos de forma inadequada, dificultando a desinfecção.

- Água
A água é uma matéria-prima essencial para os diversos processos de manipulação dos alimentos. Mas, ela poderá se tornar uma fonte de contaminação muito intensa, se a sua qualidade não for adequada à elaboração de alimentos seguros.

- Contaminação cruzada
A contaminação cruzada ocorre, quando produtos contaminados entram em contato direto ou indireto com alimentos prontos para o consumo. Bons exemplos são os alimentos crus armazenados em cima de alimentos cozidos e as mãos contaminadas em contato com equipamentos e utensílios mal higienizados.

- Matéria-prima
Peixes e carnes são considerados alimentos perecíveis, o que significa que podem ser facilmente contaminados se não receberem os cuidados exigidos, principalmente quando não possuem origem conhecida e nem registro de inspeção. Portanto, a matéria-prima de boa qualidade é fundamental para a produção de um alimento seguro. A carne é um produto que pode ter alta contaminação, dado o processo de evisceração do animal, e também quando é obtida de animais doentes. É facilmente contaminada e os alimentos mal manipulados servem como veículo de transmissão de infecções e intoxicações para o consumidor, como por exemplo, o botulismo, intoxicação causada pela ingestão de toxinas produzidas por um tipo de bactéria, que pode se desenvolver na carne. Essa doença pode levar o indivíduo à morte.

- Homem
No processo de produção de alimentos, o homem pode ser considerado a principal fonte de contaminação dos alimentos. Isso acontece, porque sendo ele o responsável direto pela manipulação manual dos produtos alimentares, se em determinados momentos, as suas mãos entrarem em contato com outras partes do seu corpo (como por exemplo: boca, nariz, olhos, cabelo, partes genitais, entre outras), e, logo em seguida, elas manusearem os alimentos, sem que tenha recebido uma higienização adequada, poderá ocorrer a contaminação dos alimentos. A contaminação poderá ocorrer por meio da pele, da boca, do nariz, dos ouvidos, da garganta, dos olhos, dos intestinos, dos cabelos, das mãos, das unhas e do trato genital.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Breve aula sobre Defumação. Aprenda!
- O sucesso na fabricação de defumados? Higiene!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!