WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Plantas condimentares para cultivar em apartamentos

Mesmo em pequenos espaços, é possível ter uma horta de plantas condimentares

Condimentos - imagem ilustrativa

Celso Trindade, professor do Curso CPT Cultivo e Uso de Plantas Condimentares, destaca que as plantas condimentares são ingredientes indispensáveis nas cozinhas mais sofisticadas do mundo; mas, podem e devem ser usadas no nosso dia-a-dia, transformando pratos comuns em deliciosas iguarias.

Muita gente acredita que é necessário ter um grande espaço para cultivar esse tipo de planta. Contudo, o cultivo é possível mesmo em apartamentos pequenos, basta dar atenção a alguns aspectos:

Local de cultivo

O primeiro passo a ser dado deve ser a escolha do local onde sua “horta” será instalada. É preciso que esse local receba luz solar direta ou indireta, de acordo com as plantas que você deseja cultivar. Boa parte das plantas condimentares exigem mínimo de 4 horas ao dia de luz solar, por isso a escolha do local é tão importante.

Além disso, deve-se preparar uma boa terra, despender tempo realizando manutenções e selecionar adequadamente os condimentos a serem cultivados, para que se desenvolvam adequadamente e estejam sempre fresquinhos para serem utilizados em seus pratos. Uma boa dica é escolher hortaliças com raízes curtas ou frutas de pequeno porte.

Quais condimentos cultivar?

Alecrim

Se você deseja ter uma horta de plantas condimentares, mas não tem muito tempo para se dedicar a ela, cultive alecrim. É uma planta adaptável a diferentes condições climáticas, desde que não extremas, e não requer cuidados diários. Deve-se regá-lo com frequência até que se desenvolva, mas depois pode ficar até 3 dias sem água.

Hortelã

A hortelã é muito versátil e pode ser utilizada em vários tipos de pratos. Seu cultivo deve ser feito “sozinho”, pois a planta não gosta muito de vizinhos e precisa ser feito em locais protegidos do vento e com temperatura amena. O solo deve estar sempre úmido, pois ela necessita de muita água. A colheita deve ser feita preferencialmente quando apresentar flores, pois é quando suas características se acentuam.

Manjericão

Extremamente aromático, o manjericão exige locais mais quentes para cultivo, além de muita exposição ao sol. Apesar de requerer rega constante, o solo não deve estar encharcado. Temperaturas acima de 18°C são ideais para cultivá-lo, sendo possível colhê-lo entre 60 a 90 dias após o plantio.

Sálvia

Diferentemente do manjericão, a sálvia prefere ser cultivada em locais com temperaturas mais baixas, mas precisa de exposição ao sol de pelo menos duas horas por dia. A rega também deve ser feita com moderação e, quando bem desenvolvidas, a colheita pode ser realizada, o que, geralmente, varia entre 90 a 120 dias após o plantio.

Salsa

Condimento extremamente popular, a salsa não pode ser cultivada em locais com temperatura acima de 22°C. Não requer luz solar direta, mas deve ser exposta a locais com sombra parcial para absorver luminosidade. Assim como o manjericão, o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. 60 a 90 dias após o plantio é o período aproximado para colheita.

Cebolinha

Prefere temperaturas amenas para que seja cultivada, entre 13°C e 24°C. Além de luz solar direta, a cebolinha demanda solo drenado e com muita matéria orgânica. Sua colheita é um pouco mais tardia, aproximadamente 75 a 120 dias após o plantio.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:

Cultivo e Uso de Plantas Condimentares
Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares
Plantas Medicinais e Aromáticas – Colheita e Beneficiamento

Fonte: Plantei – blog.plantei.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!