WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pele e cabelo podem ser tratados por princípios ativos presentes nos vegetais

Plantas medicinais têm influenciado a dermatologia e os seus tratamentos

Loções produzidas a partir dos princípios ativos das plantas medicinais

Para quem prefere cuidar da saúde com medicamentos naturais, a fitoterapia é uma ótima opção. Como o próprio nome já sugere, é a utilização de plantas (phyton) no tratamento (therapia) e na prevenção de problemas de saúde. Elas também são bastante utilizadas para fins estéticos, pois além de atuar no bom funcionamento do organismo, operam em tratamentos externos, como peles e cabelos. Esse tipo de tratamento é bastante requisitado pelo considerável valor terapêutico das plantas medicinais. Essa procura é feita principalmente por pessoas que preferem evitar os medicamentos industrializados.

No curso Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você aprende a plantar, cultivar, colher e transformar essas ervas em produtos  para agir no organismo, na pele ou no cabelo. Além disso, a doutora Maria Bergo, dermatologista e pesquisadora de plantas medicinais, ensina como proceder com a secagem e o armazenamento dessas ervas. Ela também discorre sobre os diferentes princípios ativos presentes nesses vegetais e divulga algumas fórmulas para que você possa fazer os medicamentos em casa e testar a eficiência deles.

Condições de adaptação

A incidência de sol no local de cultivo das ervas deve ser de pelo menos cinco horas diárias durante o ano todo

Em relação ao local de cultivo dessas plantas, a dermatologista sugere que ele seja protegido de ventos fortes e de qualquer fonte de poluição. A incidência de sol, no entanto, é fundamental para que elas se desenvolvam. De uma maneira geral, as plantas medicinais se adaptam melhor ao clima tropical e subtropical. Assim, se você pretende cultivá-las, é preciso avaliar se as condições climáticas são favoráveis ao crescimento da espécie escolhida.

Cuidados durante o cultivo

Alguns cuidados são essenciais durante todo o cultivo. Um deles é a periodicidade de capina, pois não pode haver competição por água e nutrientes entre as ervas e mudas intrusas que possam surgir. No caso das ervas que forem plantadas em covas, vale a pena providenciar o coroamento para evitar esse tipo de problema. Se você não tem muito tempo e não pretende fazer a capina com frequência, a solução é colocar capim ou palha ao redor da planta para dificultar a proximidade das invasoras. Plantas medicinais de vida longa, como o alecrim e a babosa, precisam ser adubadas regularmente. Bergo sugere que o produtor deposite 200g de húmus ou composto orgânico ao redor da planta duas vezes por ano.

Quando o composto das plantas medicinais precisa ser ingerido, recomenda-se que ele seja encapsulado

Todas as espécies medicinais são sensíveis ao excesso de água. Para evitar a umidade exagerada, tente irrigá-las com pouca água, dando preferência aos períodos da manhã e da tarde, quando o sol está mais fraco. Outro cuidado com suas plantas é retirar, sempre que necessário, folhas e ramos secos ou com pragas para fortalecer a erva e incentivar o crescimento de brotos. As pragas mais comuns são lesmas, lagartas, pulgões, ovos e percevejos. Todas elas, quando identificadas, devem ser retiradas imediatamente. Esse processo é indispensável para o fortalecimento da planta.

Plantas doentes devem ser eliminadas assim que forem detectadas e, se possível, queimadas. Essa medida é importante para que as outras não sejam contaminadas. Quando perceber que a erva está fraca ou com um aspecto pouco saudável, a pesquisadora de plantas medicinais aconselha um replantio. Outro problema facilmente percebido é a compactação da terra, muito comum depois de um certo tempo, especialmente em ervas plantadas em vasos. Esse caso pode facilmente ser notado quando a água estiver demorando para ser absorvida durante a irrigação. Nesse caso, basta revolver a superfície com cuidado para não machucar as raízes mais superficiais.

Complexo emagrecedor em cápsulas

A doutora Maria Bergo criou uma linha de produtos fitocosméticos e fitoterápicos. O complexo emagrecedor é um deles. Confira a fórmula abaixo e prepare você mesma o seu:

Ingredientes

30% de colágeno
10% de carboximetil celulose
10% de fucus vesiculosos
10% de spirulina
20% de centella asiática
20% de cáscara sagrada

Modo de preparo

Primeiramente, todos os ingredientes devem ser peneirados para a retirada das partículas grossas. Em seguida, misture-os até obter uma textura bem homogênea. É interessante encapsular essa fórmula para facilitar a ingestão. A dosagem recomendada é de quatro cápsulas ao dia, que devem ser tomadas meia hora antes das refeições.

Cada espécie tem uma maneira própria de ser colhida

Caso você se interesse pelo cultivo dessas plantas, vale a pena conferir o curso que o CPT preparou para você. Além de informar-se a respeito de todos os benefícios que as plantas medicinais podem nos proporcionar e conhecer as suas propriedades, você ainda pode aprender a cultivá-las. Esse plantio pode ser para consumo próprio ou para comercialização, pois a doutora Bergo ensina algumas de suas famosas fórmulas de fitocosméticos e fitoterápicos. Além de ser uma atividade terapêutica, dedicar-se ao cultivo dessas ervas pode trazer-lhe uma renda extra no final do mês, já que é crescente o número de pessoas que se interessam pelo consumo desse tipo de produto.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ivone Duarte

14 de out. de 2012

Boa tarde, Através do Youtube tive conhecimento que vocês teriam um curso: como produzir cosméticos naturais. Gostaria de saber se seria possível o envio para Portugal e o preço. obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de out. de 2012

Olá, Ivone!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso Fabricação de Cosméticos com Plantas Medicinais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?