WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ervas aromáticas são facilmente cultivadas para fins comerciais em pequena e média escalas

Ingredientes indispensáveis nas cozinhas mais sofisticadas do mundo, elas podem e devem ser usadas no nosso dia-a-dia, transformando pratos comuns em deliciosas iguarias

Os condimentos, também chamados de especiarias, são usados na culinária para enriquecer os alimentos com os mais diversos sabores.

Os condimentos, também chamados de especiarias, são usados na culinária para enriquecer os alimentos com os mais diversos sabores. Constituem uma das bases da gastronomia. Alguns são  utilizados na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. Os principais são a pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.

As ervas já eram utilizadas desde a antiguidade para preparar alimentos. Seu uso se devia ao valor medicinal e, também, para seguir tradições religiosas e, até mesmo, para sobrepor o gosto ruim de alimentos semiestragados. Nos últimos anos, as plantas condimentares passaram a ser cada vez  mais procuradas e usadas em nosso país, que apresenta variadas condições climáticas favoráveis ao cultivo de grande número de espécies usadas como condimentos, tanto nativas como exóticas.

A grande aceitação das plantas condimentares nas diferentes cozinhas do mundo se deve ao seu gosto requintado, aroma especial e à beleza que dão aos pratos.

A grande aceitação das plantas condimentares nas diferentes cozinhas do mundo se deve ao seu gosto requintado, ao seu aroma especial e à beleza que dão aos pratos, tornando-os  verdadeiramente apetitosos. Nas ervas, são encontrados os  mais variados e deliciosos cheiros e gostos. Aliada a essas características, está a ação terapêutica, como o poder germicida da canela e o antisséptico do coentro e da noz  moscada.

O momento e a forma de colheita, beneficiamento e utilização das ervas condimentares afeta suas propriedades terapêuticas, sendo que para cada planta, dependendo da parte que será utilizada, folhas, flores, raízes, talos, há um melhor momento para realizá-la. A colheita e o beneficiamento devem ser feitos de acordo com regras que permitam a conservação e  a obtenção de maior quantidade de princípios ativos. É muito importante, também, saber combinar as ervas com os alimentos, para atingir o máximo de aroma e sabores, evitando combinações desagradáveis.

Muitas dessas plantas podem ser facilmente cultivadas para fins comerciais em pequena e média escalas, ou mesmo em casa, em pequenas áreas do jardim, quintal, ou em vasos, para uso próprio, possibilitando ter ervas sempre disponíveis e fresquinhas para o uso diário, até mesmo em apartamentos.

Com o objetivo de trazer informações sobre as principais plantas condimentares, suas propriedades terapêuticas, compatibilidade com os alimentos, técnicas de cultivo, colheita e beneficiamento, o  CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Cultivo e Uso de Plantas Condimentares” no qual você receberá informações dos professores Celso Trindade, que é engenheiro florestal e mestre em ciências florestais, pela Universidade Federal de Viçosa, e Maria Luiza Sartório, bacharel em química e pós-graduada em engenharia de qualidade pela PUC – MG, proprietários da empresa Chá de Minas, que produz e comercializa vários tipos de temperos usando essas plantas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Para o cultivo comercial, é preciso fazer uma análise de mercado, para determinar as espécies de maior demanda, sendo recomendado produzir em pequena escala, no início, para adquirir experiência, e expandir aos poucos, se o mercado permitir.

As ervas podem ser comercializadas frescas em feiras, mercados e para restaurantes, o que é muito comum para plantas aromáticas e condimentares, como alecrim, manjericão, orégano, hortelã, tomilho; e plantas utilizadas em saladas como agrião, serralha, capuchinha. Ou mesmo beneficiadas pelo processo de secagem, sendo vendidas em casas especializadas e mercados.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lucas

30 de ago de 2019

Boletim informativo

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de ago de 2019

Olá Lucas,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber do seu interesse em receber nosso boletim informativo. Você será cadastrado em nossa lista de contatos, e receberá informações sobre o cultivo de plantas medicinais, além de receber nossas promoções e lançamentos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

DOMINGOS VENDRAMINI

25 de mar de 2019

Quero saber mais sobre ervas aromáticas

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar de 2019

Olá Domingos,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Ericka Brasil

15 de jul de 2018

Boa noite! Me interesso por este tema. Gostaria de ter mais informações a respeito deste curso. Agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jul de 2018

Olá Maria Carla,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Ana Magalhães

22 de set de 2017

Amei, gostaria de receber regularmente as vossas novidades informativas

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de set de 2017

Olá, Ana.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!