WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Chás medicinais por decocção? Aprenda a preparar!

Esse método consiste em cozinhar as ervas e é voltado para o preparo de partes das plantas que são mais duras, como cravo, cascas (canela), raiz (gengibre, açafrão), entre outros

Chás medicinais por decocção? Aprenda a preparar!   Artigos CPT

Um tipo de preparo muito comum de chás medicinais é por meio da decocção. Mas você sabe prepará-lo corretamente? Pois bem, vamos lá. De acordo com Alessandra Aziz, professora do Curso CPT Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais, “esse método consiste em cozinhar as ervas e é voltado para o preparo de partes das plantas que são mais duras, como cravo, cascas (canela), raiz (gengibre, açafrão), entre outros.”

Na prática, para a decocção serão necessários


1 xícara de 250 ml
1 colher de sobremesa (rasa) de cravo da índia
Água

Modo de preparo


- Coloca-se aproximadamente 250 ml de água em uma panela e acrescenta-se uma colher rasa de sobremesa de cravo da índia.
- Para conseguir extrair todos os princípios ativos do cravo da índia, é preciso deixá-lo cozinhar por aproximadamente 20 minutos.

O cravo da índia possui um princípio ativo, o eugenol, que promove sensação anestésica. Isso é percebido também mastigando um cravo, é possível sentir a língua anestesiar. Do mesmo modo que na infusão, no processo de decocção a tampa da panela também fica cheia de gotículas. Lembre-se de descartar essas gotículas dentro da própria panela, juntamente com o chá. Após 20 minutos, o chá deve ser coado e estará pronto para consumo.

Esse chá, devido o eugenol, é extremamente aromático, por isso perfuma toda a cozinha onde é preparado. O chá proveniente da decocção também deve ser consumido no mesmo dia em que foi preparado.

Observação


A quantidade de líquido reduz quando o processo de decocção chega ao final. Para obter uma porção maior do chá, dobre a quantidade de água e da erva.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais? Assista ao vídeo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Plantas Medicinais.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!