WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Benefícios da pimenta aos empreendedores rurais

Novas oportunidades de negócios para a pimenta-do-reino estão surgindo pela prospecção de mercado e a exploração de nichos especializados

A planta produzida no solo  brasileiro é exportada para dezenas de países, nas formas de pimenta-preta, pimenta branca e pimenta verde ou salmoura.

A pimenta-do-reino (Piper Nigrun L.), uma das mais antigas especiarias conhecidas, é originária do sudeste da Índia. Cultivada, principalmente, em países de climas tropicais e subtropicais, tem no Brasil as condições ideias para seu desenvolvimento. A planta produzida no solo brasileiro é exportada para dezenas de países, nas formas de pimenta-preta, pimenta branca e pimenta verde ou salmoura.

Em média, o Brasil produz 40 mil toneladas de pimenta-do-reino por ano, quase 90% colhidas no estado do Pará. O restante da produção nacional sai do Espírito Santo e da Bahia. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, os maiores consumidores da pimenta brasileira são os Estados Unidos e a União Europeia, que adquirem 35 mil toneladas por ano. Nos últimos dois anos, os países árabes também começaram a se interessar e a exportar essa iguaria.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial, ficando atrás do Vietnã e da Índia. O consumo interno é de cinco a seis mil toneladas por ano. A cultura tem grande importância na Região Norte, pois absorve mão-de-obra rural e representa boa parcela da renda familiar, devido ao alto preço alcançado no mercado doméstico e internacional.

Atualmente, tem-se desenvolvido novos produtos, com grande valor agregado.

 A pimenta-do-reino é usada em grande escala como condimento, proporcionando sabor agradável e facilitando a digestão dos alimentos. É consumida também pelas indústrias de carnes, conservas e farmacêuticas.

A produtividade das piperáceas varia muito em função da qualidade das mudas, do clima, do solo, dos tratos culturais e de outros fatores. Em um hectare de cultivo, em plantio bem conduzido, podem ser produzidos cerca de 800Kg no segundo ano, 1600Kg no terceiro, 3200Kg no quarto ano e 6400Kg no quinto. A safra dessa planta tem curta duração sendo, em média, de dois meses. Dentre as variedades, as mais recomendadas são: cingapura, bragantina e guajarina.

No curso Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você conhecerá a tecnologia de cultivo e manejo da pimenta-do-reino em escala comercial, visando obter o máximo de produtividade e de qualidade. As informações são do professor, engenheiro agrônomo e especialista no cultivo de pimenta-do-reino, Barachisio Lisboa Casali, extensionista da CEPLAC – Comissão Executiva da Lavoura Cacueira, na Bahia.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O cenário brasileiro está modificando-se rapidamente na comercialização das pimentas. Atualmente, novos tipos de piperáceas são exploradas, obtendo-se o desenvolvimento de novos produtos, com grande valor agregado, como conservas ornamentais, geleias especiais e outras formas processadas.

Os empreendedores rurais e o segmento da agroindústria podem descobrir novas oportunidades de negócios pela prospecção de mercado e a exploração de nichos especializados. O momento é, também, de aproveitar o alcance das pimentas na mídia, com uma maior divulgação de suas propriedades medicinais, desfazendo os mitos de que esse condimento faz mal à saúde.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?