
Celso Trindade, um dos professores do Curso CPT Cultivo e Uso de Plantas Condimentares, destaca que as plantas condimentares são ingredientes indispensáveis nas cozinhas mais sofisticadas do mundo. Mas também podem e devem ser usadas no nosso dia-a-dia, transformando pratos comuns em deliciosas iguarias.
Além disso, algumas dessas plantas ainda possuem propriedades medicinais. O alecrim, amplamente utilizado em receitas, também é conhecido por oferecer diversos benefícios à saúde humana. Popular na Grécia antiga, era usado como um fortificante para o cérebro e para a memória, acompanhando os gregos nos estudos.
Sua composição é variada: rico em pineno, cânfora, borneol, cineol, ácidos orgânicos, saponinas e taninos. Seu óleo é amplamente utilizado na ativação da circulação sanguínea, no combate a hemorroidas e depressão, por exemplo.
Por sua característica aromática, é empregado ainda na indústria cosmética, em produtos de higiene pessoal e perfumes. Seu aroma também pode funcionar como repelente natural a insetos.
Confira a seguir algumas informações importantes para cultivar alecrim:
Início
As mudas devem ser adquiridas de viveiristas idôneos, encontradas em mercados de flores. A aquisição de sementes também é viável, mas exigirá mais dedicação e tempo de cultivo.
Ambiente
O alecrim é uma planta mais sensível e não tolera ambientes com temperatura extremas. A planta gosta de muita luminosidade, mas não se desenvolve corretamente em locais com excesso de umidade. Por conta disso, deve receber luz solar direta por algumas horas por dia.
Plantio
Para cultivar a partir de mudas, tenha em mente que devem permanecer nos viveiros até serem transportadas para o local definitivo. Setembro e novembro são os meses mais indicados para o plantio do alecrim, que deve ser feito em solos areno-argilosos. Ainda, o solo deve estar sempre úmido até que a planta se enraíze.
Cuidados
A rega deve ser feita regularmente quando o alecrim ainda é jovem. À medida em que se desenvolve, deve-se diminuir sua frequência, mantendo o solo levemente seco. Essa planta não requer poda, mas é possível cortar alguns centímetros dos galhos durante a primavera, o que ajudará a manter o formato da planta.
Produção
Após 90 dias de cultivo, o alecrim já pode ser colhido. Porém, recomenda-se esperar até o segundo ou terceiro ano de cultivo, para que ele esteja bem formado. A poda na primavera, acima mencionada, pode ser feita removendo-se 50% dos ramos da planta, a 15 cm do solo. Para colheita realizada duas vezes ao ano, é possível realizar uma no outono, na metade superior da planta, e outra na primavera, a 50 cm do solo.
Raio X
O alecrim não requer área mínima para cultivo, uma vez que pode ser plantado em jardineiras e vasos. As mudas podem variar de preço, de R$0,99 a R$3,50 cada.
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:
Cultivo e Uso de Plantas Condimentares
Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares
Plantas Medicinais e Aromáticas – Colheita e Beneficiamento
Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.