
Segundo Barachisio Lisboa Casali, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino, a pimenta-do-reino (Piper nigrum) é uma trepadeira indiana, que pode chegar a quatro metros de altura. Seus frutos são drupas, que se classificam conforme o grau de maturação e o tratamento ao qual são submetidos. Assim, obtêm-se a pimenta-do-reino preta, a pimenta-do-reino branca, a pimenta-do-reino verde e a pimenta-do-reino vermelha.
Clima e solo
A pimenta-do-reino se desenvolve melhor em regiões com clima tropical úmido sob temperaturas acima de 23°C. Além disso, essa planta perene é exigente em chuvas bem distribuídas, ao longo do ano, e umidade relativa do ar elevada.
O cultivo de pimenta-do-reino também é possível em outras regiões contanto que a temperatura não seja menor que 15°C. A planta também pode ser cultivada em estufas, onde a temperatura e a umidade relativa do ar são controladas.
Quanto ao solo ideal para o cultivo, ele deve ser profundo e fértil, além de apresentar boa carga de matéria orgânica, boa drenagem e pH entre 5,5 e 6,0.
Plantio e espaçamento
O plantio de pimenta-do-reino é realizado por estaquia e deve ser feito no início do período chuvoso. As estacas devem apresentar 1 cm de diâmetro e 25 a 50 cm de comprimento, além de possuírem três nós (ou mais). O plantio pode ser realizado em sacos plásticos ou vasinhos até o enraizamento das mudas. O transplante para local definitivo ocorre três a quatro meses após o plantio das estacas. O espaçamento ideal é de 2 a 3 metros entre plantas.
Colheita e tratamento
Do terceiro ao quinto ano de cultivo, a pimenta-do-reino pode ser colhida. Nos anos subsequentes, podem ser realizadas duas colheitas, por ano, ao longo de duas décadas. As drupas são colhidas conforme o tipo de pimenta desejado. Para obter pimenta-do-reino preta, elas são colhidas totalmente verdes (imaturas). Depois, elas passam por secagem ao sol ou secagem artificial em equipamentos apropriados. Assim a pimenta-do-reino enruga e se torna preta.
Para obter pimenta-do-reino branca, as drupas são colhidas quando avermelhadas (maduras ou próximas de amadurecer). Depois, elas são acondicionadas em sacos de algodão submersos em tanques com água corrente, onde permanecem por mais de sete dias. Esse processo decompõe a polpa dos frutos para que restem somente as sementes. Por fim, as sementes passam por secagem ao sol por até dois dias.
Para obter pimenta-do-reino verde, as drupas são colhidas completamente verdes (imaturas) para serem usadas frescas. Elas também podem passar por processos, como a liofilização, que conservam a cor natural (verde) das drupas.
Para obter pimenta-do-reino vermelha, as drupas são colhidas maduras. Depois elas são submetidas ao processo de liofilização ou outro que a transforme em conserva.
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:
Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino
Cultivo e Uso de Plantas Condimentares
Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento
Fonte: hortas.info
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.