
“O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é uma especiaria milenar originária da Indonésia. Utilizada com fins culinários e medicinais, essa planta aromática pode chegar aos 100 anos (perene)”, explica Celso Trindade, professor do Curso CPT Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento. A colheita é realizada por meio do método químico (ácido etilfosfônico), que promove a queda dos botões florais sobre telas coletoras. Entretanto, alguns produtores de cravo ainda realizam a colheita tradicional (método manual).
Qual o local ideal para cultivo?
O cultivo do craveiro aromático medicinal deve ser realizado, preferencialmente, a 200 metros de altitude, acima do nível do mar. A temperatura ideal para o bom desenvolvimento da planta é de 25°C (média), em locais com índice pluviométrico acima de 1.500 milímetros (ano) e umidade relativa do ar consideravelmente baixa. Quanto ao tipo de solo mais favorável à cultura, ele deve ser argiloso, bem drenado e profundo, além de apresentar alta fertilidade.
Como ocorre a semeadura?
Para o plantio de cravo, devem ser adquiridas sementes, conhecidas popularmente como cravão. Elas devem ser relativamente novas (até dois meses após a colheita) e mantidas por 24 horas submersas em água para a eliminação da polpa. O procedimento acelera o processo de germinação, que acontece em aproximadamente 10 dias. A semeadura deve ser realizada em saquinhos com esterco misturado à terra. As regas devem ser frequentes e o local, parcialmente sombreado.
Como ocorre o plantio das mudas?
Quando as mudas de cravo chegarem a 30 centímetros de altura, as mais viçosas devem ser transplantadas para local definitivo. Geralmente, isso ocorre cerca de oito meses após a semeadura. Nos dois anos iniciais, os craveiros devem permanecer em local sombreado, pois não toleram luz solar direta. Quanto ao espaçamento entre plantas, ele pode ser realizado de 8 x 8 metros ou de 10 x 10 metros. A proporção das covas deve ser de 40 x 40 x 40 centímetros. O adubo deve ser adicionado, em cada cova, 30 dias antes do plantio do craveiro.
Qual a melhor época para a colheita?
A primeira produção de cravos começa cinco anos após o plantio. A época recomendada para a colheita se estende de novembro a janeiro. No processo, são colhidos apenas os botões florais rosados. Além da colheita pelo método químico, é possível fazer a colheita manual do cravo, com a ajuda de escadas, pois a árvore chega a 15 metros de altura. Em média, são colhidos 40 quilos de cravos por dia. Já no método químico, são colhidas cerca de 80 plantas.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais.
Leia o artigo "Ervas aromáticas são facilmente cultivadas para fins comerciais em pequena e média escalas.
Fonte: revistagloborural.globo.com
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.