
A castanha portuguesa (Castanea sativa) contém poderosos nutrientes, indispensáveis à manutenção da boa saúde do indivíduo. Trata-se de uma árvore com até 30 metros de altura, também usada como planta ornamental. Quando jovem, ela apresenta copa arredondada e tronco liso; já quando velha, surge nela uma fenda superficial. São vários os benefícios da castanha portuguesa, desde o fortalecimento da imunidade até a prevenção de doenças degenerativas.
Fortalece o sistema imunológico
Como apresenta alta teor de vitamina C, além de outros antioxidantes, a castanha portuguesa fortalece o sistema imunológico, o que previne uma série de doenças no trato respiratório, além de resfriados e gripes. Vale destacar que a vitamina C contribui com a produção de glóbulos brancos, além de bloquear a ação dos radicais livres. Estes são responsáveis por causar danos às células saudáveis, o que aumenta o risco de doenças crônicas e câncer.
Acelera o metabolismo
A castanha portuguesa contém amilose e amilopectina, ambos são carboidratos benéficos à saúde humana. Enquanto o primeiro fornece energia ao organismo, o segundo melhora as funções intestinais. Além disso, ambos os carboidratos aceleram o metabolismo, o que contribui com a perda de peso.
Melhora a função da tireoide
Os hormônios mais importantes produzidos pela tireoide são a triodotironina (T3) e a tiroxina (T4), pois regulam o gasto de energia, além de controlarem a ação de outros hormônios. Graças ao ácido elágico contido na castanha portuguesa, o organismo humano mantém as funções da tireoide caso o indivíduo apresente hipertireoidismo. Esse ácido inibe a secreção de hormônios, controlando a glândula da tireoide.
Fortalece os ossos
O cobre e o magnésio da castanha portuguesa fortalecem os ossos. Enquanto o primeiro contribui com a absorção do ferro, o segundo aumenta a densidade dos ossos. Já o cálcio e o fósforo auxiliam no crescimento e desenvolvimento dos ossos e previnem a osteoporose.
Melhora as funções cerebrais
A castanha portuguesa apresenta vitaminas do complexo B, que são responsáveis pelo desenvolvimento neurológico. Já o potássio melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, o que garante a boa saúde do sistema nervoso, maximizando a concentração e a memória.
Previne derrames
Os ácidos graxos presentes na castanha portuguesa regulam o colesterol, além de prevenirem inflamações no organismo e coágulos sanguíneos. Com isso, o indivíduo se livra de problemas graves como derrames, infartos e outras doenças cardiovasculares.
Previne doenças degenerativas
Os antioxidantes existentes na castanha portuguesa combatem os radicais livres, responsáveis por mutações celulares. Por isso, é importante consumir regularmente essa castanha para prevenir vários tipos de câncer, além de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:
Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais
Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais
Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia
Fonte: frutiferas.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.