WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pinturas especiais: algumas dicas importantes

É muito mais econômico comprar tinta branca e pigmentos para preparar diversas cores

 

Técnicas de pintura, fáceis e econômicas, aliadas à criatividade, mudam o visual dos objetos

 Técnicas de pintura, fáceis e econômicas, aliadas à criatividade, mudam o visual dos objetos

Os egípcios foram um dos primeiros povos a desenvolver técnicas de pintura, criando texturas com cola e pigmentos com os quais pintavam paredes, móveis e objetos. Há mais de dois mil anos, os chineses já haviam inventado a laqueação de móveis. Da mesma forma, outros povos deixaram marcas de pinturas especiais. No entanto, a partir dos anos setenta, essas técnicas tiveram um grande desenvolvimento, ganhando espaço na decoração em todos os países.

Atualmente, conscientes sobre a reciclagem, recuperamos móveis ou quaisquer objetos. Podemos também estilizá-los, usando tintas e texturas diversas, ao invés de jogá-los fora. Para isso, usamos técnicas relativamente fáceis e econômicas que, aliadas à criatividade, podem transformar o visual de objetos, além de serem um excelente hobby para ser exercido nos finais de semana e feriados, pois esta é uma atividade relaxante e muito agradável.

 

Tintas

 

- A tinta usada para o fundo é quase sempre o látex (base: água) e a usada para cobertura é o esmalte (base: óleo). Sendo assim, como água e óleo não se misturam, você terá mais segurança em caso de erro.

- Tinta látex (base: água) não adere sobre tinta acrílica (base: água) nem sobre esmalte (base: óleo). Ambas devem ser lixadas pelo menos até perderem o brilho e ficarem foscas antes de ser aplicado o látex.

- Tome muito cuidado com as cores escolhidas. Faça sempre um teste antes de trabalhar em grandes superfícies.

- É importante preparar tinta suficiente para todo o trabalho. É melhor sobrar que faltar, principalmente se você estiver preparando a cor (base branca + pigmento adequado ao tipo de tinta a ser preparada). Ao usar tinta esmalte, lembre-se de diluir o pigmento em aguarrás ou terebentina, antes de adicionar a tinta.

 

Lavagem do material

 

- Após o uso da esponja marinha (natural), limpe-a rapidamente com o solvente apropriado para a tinta usada (látex: água; esmalte: aguarrás; tinta a óleo: essência de terebentina) e, logo após, com detergente e água em abundância. Deixe secar.

- A esponja marinha deve ser sempre molhada em água, antes do trabalho, e bem espremida.

- Após o trabalho, lave sempre todos os materiais usados com o solvente apropriado. Deixe-os secar antes de guardar.

 

Tempo de secagem

 

- Deve sempre ser respeitado o tempo de secagem de todos os produtos: tintas, vernizes, goma laca e massa corrida, segundo recomendação do fabricante. Deve também ser respeitado entre demãos.

 

Acabamento

 

- Após a conclusão de um trabalho, dê sempre o acabamento com cera ou verniz, de acordo com o efeito desejado. Para um efeito mais acetinado, use cera incolor. Para um efeito mais sintético, use verniz fosco ou semibrilho.

- É importante saber que a cera adere sobre qualquer tipo de tinta ou superfície, enquanto para o uso do verniz deve-se considerar alguns princípios:

Tinta à base de óleo - Verniz à base de óleo ;

Tinta à base de água - Verniz à base de água (acrílico).

* Estas regras servem também para o uso de massa (Tinta acrílica / massa acrílica. Tinta látex PVA / massa corrida. Tinta a óleo / massa a óleo).

- Para um bom acabamento, passe várias camadas, seja de cera (4 ou 5 demãos, intercalando secagem) ou de verniz (+ ou - 3 demãos, também intercalando secagem). Técnicas que levam massa (corrida, acrílica ou a óleo) são mais sensíveis, devendo receber mais camadas de cera (+ ou - 7).

- Se quiser um acabamento envelhecido, adicione algumas gotas de neutrol ou betume à cera pastosa incolor e aplique com estopa. Outra opção é, depois do trabalho pronto, lixar a superfície bastante, descascando-a, até chegar na madeira em algumas partes.

 

Preparação da superfície

 

Madeira

- Retire qualquer resíduo de tinta (usando abrasivo para remoção de tinta velha chamado PINTOFF), cera (usando querosene) ou verniz (usando thinner e em seguida lixando).

- Saiba que o PINTOFF também serve para retirar a cera e o verniz. Para usá-lo, aplique uma camada usando uma trincha, espere alguns minutos e retire o acabamento antigo com o auxílio de uma espátula. Limpe com aguarrás e, em seguida, lixe a superfície.

- Sempre lixe bem.

- Passe uma demão de seladora ou Fundo Preparador de Madeiras.

 

Ferro

- Lixe com lixa para ferro e passe uma demão de zarcão.

- Use tinta automotiva.

 

Cimento e Cerâmica

- Por se tratar de superfícies porosas, deve-se aplicar uma demão de goma laca incolor.

 

Gesso

- Aplique uma demão de Fundo Preparador de Paredes.

 

Paredes

- Aplique uma camada de Fundo Preparador de Paredes. Aguarde secar. Passe então três demãos de tinta látex, ou acrílica, na cor escolhida para o fundo (de preferência cor neutra).

 

Para mais informações, consulte o curso Pinturas Especiais para Decoração, elaborado pelo CPT Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação da professora Daniele Gonçalves Ferreira Augusto, que orienta a respeito dos procedimentos adequados para pinturas especiais.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Carlos Francisco

29 de dez. de 2020

Comprei uma imagem de gesso que foi pintada com tinta automotiva branca. Posso passar outra tinta por cima? Com que tipo de tinta posso pintar? Seria possível retirar a tinta automotiva? Como. Agradeço a orientação. José Carlos Francisco (14) 997926617 (wattzap)

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de dez. de 2020

Olá, José Carlos 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Sugerimos que você procure um artesão em sua cidade para que o mesmo possa analisar a imagem e lhe orientar de forma mais eficiente, como proceder para realizar a restauração da mesma.

Atenciosamente,

Erika

 

Maria Luzenir Cardoso Maia

3 de set. de 2017

Excelentes dicas me ajudou tirar muitas dúvidas.Dez.Obrigada bom dia.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set. de 2017

Olá, Maria.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Kades macedo

29 de out. de 2014

Olá! Estou com um problema sério meu pintor passou neutrol em volta de toda casa com altura de 1 metro em cima do reboco e depois aplicou selador sobre o neutrol e pintou resultado na primeira chuva descascou tudo. O que posso fazer para corrigir esse problema? Gostaria de saber se posso aplicar algum produto no neutrol para dar aderência pois o neutrol não sai tentei lixar e não sai o que faço estou desesperado.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de out. de 2014

Olá, Kades!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Por cima do neutrol, você pode utilizar tinta acrílica e para mais informações recomendamos que consulte uma loja especializada em produtos de pintura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ROBERTO jOSÉ DA SILVA

4 de nov. de 2013

Eu gostaria de fazer um curso de pintura com verniz e laca

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de nov. de 2013

Olá, Roberto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Pinturas Especiais para Decoração.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

carlos alberto medeiros da silva

5 de set. de 2013

Olá! gostaria de receber a revista tecnologia e treinamento e se possível maiores informações sobre os cursos de marmorização e pinturas em metais.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de set. de 2013

Olá, Carlos Alberto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Marmorização e Granitização e sobre a Revista Tecnologia e Treinamento.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?