WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Pinturas decorativas em madeira: tintas, vernizes e materiais mais usados

Os pigmentos, conhecidos como corantes universais, são muito acessíveis e com eles podemos obter tons muito especiais

Pinturas especiais

  Antes de iniciar o procedimento da pintura especial é preciso preparar bem a peça a ser trabalhada removendo ceras, tintas, verniz e resinas

Por meio da pintura decorativa em madeira podemos envelhecer peças modernas e estilizar as antigas, pois, na decoração, a mistura do antigo com o moderno cria um ambiente sofisticado e muito bonito. Com algumas tintas e pincéis, podemos fazer uma verdadeira transformação em móveis antigos e objetos em geral. Além disso, essa é uma ótima alternativa de trabalho seja para complementar a renda familiar ou para a realização pessoal.

Entretanto, quem quer se profissionalizar precisa se organizar melhor, arranjar espaço maior e investir um pouco mais em material. Algumas pessoas começam bem devagar até adquirir segurança. Comece fazendo para a família e para amigos. Enquanto isto, fotografe suas peças para usar como propaganda. Quando estiver mais confiante, ofereça seu trabalho para decoradores, arquitetos e pessoas interessadas.

 

“Você pode usar a garagem, a varanda, a sala. O importante é que o local seja bem arejado (dada a toxicidade das tintas) e coberto, além de possibilitar a colocação de uma mesa, uma cadeira e um armário (ou uma estante) para guardar materiais”, afirma a professora Margaret Pires, do curso Pinturas Decorativas em Madeira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Cuidados essenciais

 

- Habitue-se, desde já, a proteger as partes que não serão pintadas com fita crepe e use jornais e plásticos para cobrir o chão;

- Ao trabalhar, você deve usar um avental e, de preferência, usar roupas mais velhas e práticas para ter liberdade de movimentos e ação;

- Além de procurar trabalhar em local arejado, o ideal é que se usem máscaras e luvas de proteção quando for lixar e passar tintas ou outros produtos, pois todos eles têm cheiro mais ou menos forte; - Evite trabalhar próximo a crianças e animais, pois, além do cheiro, eles poderão tocar os produtos; - Lembre-se de que pessoas alérgicas não devem exercer essa atividade.

 

Material básico de segurança pessoal

 

- Deve-se usar avental, luvas de borracha e máscaras de proteção. Alguns produtos muito fortes exigem máscara especial com filtro e óculos de segurança;

- Todas as atividades profissionais envolvem algum risco, não descuide de sua saúde ao trabalhar.

 

Material básico para todas as técnicas

 

Lixas 150, 180 e 220; trinchas e pincéis; espátula; luvas; tinta látex; tinta acrílica; tinta a óleo; betume; verniz acrílico; querosene e massa acrílica .

 

Cuidados com os materiais

 

É preciso conhecer o material que será usado. Tintas, vernizes, látex e acrílico à base de água devem ser diluídos em água, quando necessário. Os pincéis e trinchas são lavados com água. Estes devem ser armazenados em recipientes plásticos após serem usados. Já as tintas, vernizes, esmaltes e betume, que não são à base de água, devem ser diluídos em aguarrás e não podem ser armazenados em recipientes de plástico. As latas devem ser bem fechadas, para não entrar ar nelas, e as trinchas e os pincéis devem ser lavados com aguarrás.

 

Pintura decorativa

  Com algumas tintas e pincéis, podemos fazer uma verdadeira transformação em móveis antigos e objetos em geral

Tintas, vernizes, materiais diversos e suas aplicações

- Tinta a óleo artística: É usada para pintar em tela, porém é também usada na pintura decorativa para obtenção de efeitos especiais, como quando se quer obter um acabamento envelhecido ou dar o efeito de policromia. É usada, quase sempre, dissolvida em querosene ou óleo de linhaça. Como acelerador de secagem, é usado o secante de cobalto.

- Tinta látex: É a mais usada na pintura especial. Pode ser comprada já colorida nas cores que você quiser, mas a maioria dos artistas prefere pigmentá-la, buscando tonalidades especiais. É também mais econômica e prática, pois você adquire a tinta branca e usa o pigmento para tingir somente a quantidade que vai usar.

- Tinta acrílica: É solúvel em água. Muito usada em algumas técnicas em que se busca um efeito especial e nas técnicas complementares como o estêncil.

- Tinta betumada: É o betume (um derivado de petróleo) diluído em querosene na quantidade desejada.

- Tinta aquarela: É a tinta diluída em 50% de água.

- Glase: É tinta a óleo de artista, diluída em querosene ou aguarrás e óleo de linhaça.

- Massa acrílica e massa plástica : São usadas tanto para fazer reparos na madeira, corrigindo imperfeições, quanto para obter efeitos especiais de textura em algumas técnicas.

- Betume e cera pastosa: Misturados, são usados para envelhecer a pintura, processo muito usado nas pátinas e policromias.

- Verniz acrílico ou verniz copal ou marítimo, cera pastosa ou cera líquida : São usados para dar acabamento nas peças, dar brilho e também protegê-las da ação do tempo .

- Verniz acrílico, verniz à base de óleo ou cera líquida: são usados para dar acabamento.

- Goma laca ou isolante para madeira, à base de álcool : são usados como isolante.

- Fundo nivelador de madeira ou selador: São usados para preparar a superfície e deixá-la pronta para receber a tinta.

- Fundo nivelador de madeira ou fundo branco fosco à base de aguarrás: são usados para fundo.

- Trincha: É a ferramenta mais usada durante o processo, pois é com ela que damos as demãos de fundo selador e as de látex e verniz .

- Pincéis : São usados quando vamos fazer uma pintura complementar tais como, a douração, a aplicação da folha de ouro, entre outras .

- Lixas: São usadas para ajudar na remoção de tintas e vernizes, além de dar uniformidade à superfície . Às vezes são usadas, também, entre as demãos de tinta para dar acabamento. A peça deve ser lixada sempre no mesmo sentido, o sentido dos veios da madeira.

 

Outros materiais alternativos são usados. Muitos deles nós temos em casa e são muito acessíveis como tecido de malha e bucha de cozinha.

 

Antes de iniciar o procedimento da pintura especial é preciso preparar bem a peça a ser trabalhada removendo ceras, tintas, verniz e resinas. A superfície deve estar bem limpa e seca, sem gorduras.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Pinturas Especiais.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

tania

8 de abr de 2013

Como posso utilizar o betume no gesso depois de pintar a imagem com tintas normais? Exemplo uma Santa Barbara, colorida de vermelho, branco e outras cores se puder me informar agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr de 2013

Olá, Tânia!

Agradecemos sus visita e comentário em nosso site.

O betume pode ser utilizado no gesso, para isso dilua o betume na aguarrás em uma proporção de três medidas de betume para dez de aguarrás e unte a peça com um pincel. Após feito isto, limpe toda a peça tirando o excesso de betume.

(Fonte: Curso de Pintura)

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ana

5 de mar de 2013

ola boa tarde! Fiz uma pesquisa na internet e encontrei o seu site que dá dicas como trabalhar com tintas e outros materiais. Eu como gosto muito de artes decorativas gostava que me pudesse ajudar. Gostava de saber como posso utilizar tinta de água? Em madeira ou em telas? Pode dar-me mias dicas acerca de tintas e outros materiais diversos para decorar e até mesmo fazer reciclagem com alguns materiais. obrigada aguardo uma resposta da sua parte atentamente Ana

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar de 2013

Olá, Ana!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

A tinta aquarela (dilúida em 50% de água) pode ser utilizada na pintura de superfícies de madeira, assim como as tintas látex, acrílica e tinta a óleo.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!