WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pinturas decorativas em madeira - Faça carreira com a Pátina!

Usada para renovar e estilizar móveis e outros objetos, essa técnica é uma ótima alternativa de trabalho para complementar a renda familiar ou para a autorrealização

patina

A pintura decorativa em madeira, usada para renovar e estilizar móveis e outros objetos

O universo da pintura é imenso e com algumas tintas e pincéis, pode-se fazer uma verdadeira transformação em uma casa, em móveis antigos, e até na vida de uma pessoa caso resolva se profissionalizar.

Misturar tintas, combinar cores é um prazer muito grande e ver o resultado do trabalho, melhor ainda. Por isso a pintura especial é também considerada uma atividade terapêutica. O homem, na verdade, sempre gostou de exercer essa arte e orgulha-se em imprimir o seu estilo, no ambiente em que vive.

A pintura decorativa em madeira está cada vez mais em voga no Brasil onde é usada para renovar e estilizar móveis e outros objetos. Até hoje, a pintura especial só tem crescido, surgindo sempre novas técnicas. Portanto, criar e inovar são palavras de ordem para aqueles que pretendem trabalhar nesse ramo de negócios.

“Essa é uma ótima alternativa de trabalho como profissão principal ou como segunda alternativa profissional, que tantos buscam, hoje em dia, seja para complementar a renda familiar ou para a autorrealização.”, afirma a professora Margaret Pires, do curso Pinturas Decorativas em Madeira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A característica principal da pintura em madeira é a sua versatilidade, beleza e a facilidade de aplicação. Muito dessa beleza vem da escolha e da combinação de cores. Buscar inspiração para o trabalho, portanto, é um fator primordial para o sucesso do empreendimento. Uma excelente dica está na observação da natureza com toda a sua exuberância e poder.

A pátina e suas múltiplas variações nada mais é do que a imitação do processo natural de oxidação, que ocorre com a ação do tempo, na madeira, no bronze e em outros materiais. É a camada verde que se forma na superfície desses materiais em virtude da umidade do ar.

patina

Buscar inspiração para o trabalho é um fator primordial para o sucesso do empreendimento

As pátinas artificiais, por sua vez, são uma espécie de restauração, dando um novo aspecto à madeira, renovando-a ou transformando-a em uma obra de arte. Portanto, as pátinas podem ser criadas artificialmente, dando à madeira um aspecto envelhecido, colorido e desgastado.

Essa técnica confere ao móvel um aspecto envelhecido, estriado numa única cor ou mesclado. Apesar de encobrir pequenas imperfeições, pátinas não são consideradas como restauração, pois mudam as características originais da peça trabalhada.

Com essas técnicas, pode-se envelhecer as peças modernas e estilizar as antigas, pois, na decoração, a mistura do antigo com o moderno cria um ambiente sofisticado e muito bonito. Ao se decidir por um projeto, portanto, atente-se para o tamanho do ambiente, a luminosidade, o tipo de móvel que vai compor o local, o gosto e a personalidade de quem vai ali frequentar.

Quem quer se profissionalizar precisa se organizar melhor, arranjar espaço maior e investir um pouco mais em material; porém, muitas pessoas começam bem devagar até adquirir segurança. Enquanto isso, comece fazendo o trabalho de pátina para a família e para amigos.

Local de trabalho
Você pode usar a garagem, a varanda, uma sala. O importante é que o local seja bem arejado (dada a toxicidade das tintas) e coberto, e que possibilite a colocação de uma mesa, uma cadeira e um armário (ou uma estante) para guardar materiais.

Iluminação
Outra questão muito importante que se deve considerar na montagem do atelier é a iluminação. Um ambiente iluminado permite verificar as nuances das cores e o andamento do trabalho.

Proteção
Além de procurar trabalhar em local arejado, o ideal é que se usem máscaras e luvas de proteção quando for lixar e passar tintas ou outros produtos, pois todos eles têm cheiro mais ou menos forte.

Precauções
Habitue-se, desde já, a proteger as partes que não serão pintadas com fita crepe, e use jornais e plásticos para cobrir o chão.

patina

Para se profissionalizar é precisose organizar melhor, arranjar espaço maior e investir um pouco mais em material

Material básico de trabalho
- Lixas 150, 180 e 220
- Trinchas e pincéis
- Espátula
- Luvas
- Tinta látex
- Tinta acrílica
- Tinta a óleo
- Betume
- Verniz acrílico
- Querosene
- Massa acrílica

Toda superfície precisa ser bem preparada antes de receber a pintura especial decorativa. Lembre-se de que você estará investindo tempo, dinheiro e talento neste trabalho. É preciso, pois, que o resultado seja o melhor e que a peça dure muitos anos em perfeito estado. Aliás, uma das características da pintura especial bem feita é que ela tem efeito duradouro e é de fácil manutenção; basta passar um pano, e a peça está sempre limpa e bonita. A durabilidade e a integridade da pintura, portanto, dependem das condições de qualidade e do tipo de madeira a ser pintada.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Pinturas Especiais.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Graça Almeida

6 de dez. de 2014

Alguém q faça pátina? Obrigada. Graça

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de dez. de 2014

Olá, Graça!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Seria interessante procurar em casas especializadas em artesanato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?