
“Quando o ouvido externo, médio ou interno do cão inflama, temos a chamada otite canina”, explica Alessandra Sayegh Arreguy Silva, médica veterinária e professora do Curso CPT Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shop. Embora normalmente existam ácaros, bactérias e fungos dentro da orelha do cão, quando a imunidade do animal sofre uma queda significativa, esses microrganismos se multiplicam, o que causa a inflamação.
O principal motivo é o tamanho do canal auditivo dos cães, bem maior que o dos humanos, o que o torna um ambiente propício ao desenvolvimento de microrganismos. Principalmente se o cão tiver orelhas caídas, como o Cocker, pois o formato da orelha tampa o canal auditivo do animal, o que aumenta a umidade no interior do ouvido.
Tipos de otite canina
São três os tipos de otite canina. A otite externa, comum no tecido do conduto auditivo dos cães (até o tímpano), mas de fácil tratamento. A otite média, comum na porção mais profunda do ouvido (além do tímpano), e pode causar alterações neurológicas no cão. A otite interna, que ocorre dentro dos ossos do crânio e causa alterações neurológicas, além de encefalite (em casos mais graves).
Sintomas da otite canina
Além da coceira na orelha a ponto de feri-la, o cão chacoalha a cabeça e a mantém inclinada para o lado. O cachorro também pode esfregar as orelhas em alguma superfície para coçá-las, o que pode causar desconforto e irritação. Quando a otite é causada por fungos, a cera apresenta odor adocicado.
Normalmente, sai uma secreção (pus) do ouvido amarela que, em casos mais avançados da otite, torna-se preta. Além disso, a região do ouvido se torna avermelhada e inchada, com excesso de cera. Em alguns casos, o cão anda em círculos e/ou perde a audição, o que significa o início de distúrbios neurológicos causados pela grave infecção.
Causas da otite canina
A otite pode ser causada pela ação de bactérias, fungos e vírus, além de acúmulo de cera e alergias na pele que afetam a parte interna da orelha. Um dos principais gatilhos para desencadear a inflamação no ouvido do cão é a higienização incorreta dessa área. Quando limpo excessivamente, as defesas naturais do organismo do cão são eliminadas. Já a ausência de limpeza promove o acúmulo de cera e sujeira.
Prevenção: limpeza no ouvido do cão
Para limpar o ouvido do cão, basta usar uma solução otológica própria para pets. Para isso, deite o cão e levante a orelha para facilitar a aplicação do produto. Em seguida, abaixe a orelha e massageie a região. Permita que o cão chacoalhe a cabeça para eliminar o excesso da solução. Depois, limpe o local com uma gaze de algodão. Cães com orelhas caídas devem receber essa limpeza semanalmente. Já os demais, apenas quinzenalmente.
Tratamento da otite canina
Otite causada por microrganismos é tratada com antibióticos (bactérias e vírus) e antifúngicos (fungos), além de analgésicos para aliviar a dor. Cães com otite de repetição, normalmente desenvolvem otite interna, pois os microrganismos criam resistência aos medicamentos. Nesse caso, o médico veterinário prescreverá exames citológicos para encontrar o agente causador da otite e realizar o tratamento mais adequado.
Conheça os Cursos CPT da Área Pets:
Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shop
Banho e Tosa em Cães e Gatos - Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica
Como Cuidar e Educar o Seu Cão
Fontes: Dog Hero & Petz
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.