
Insetos, como baratas, larvas de besouro e grilos, causam fobia e repulsa na maioria das pessoas. O que muitos desconhecessem é que os insetos são fonte de vitaminas, ácidos graxos e, principalmente, proteínas. A concentração proteica encontrada nos insetos ultrapassa a da proteína encontrada em bovinos e aves. Por isso, a demanda por insetos como alimentação animal tem aumentado significativamente nos últimos anos.
Quando adicionados às rações para aves, suínos e peixes, os insetos garantem a esses animais a manutenção da boa saúde, fortalecendo o sistema imunológico e favorecendo o desenvolvimento dos tecidos. “Na produção de ração, os insetos apresentam um rendimento surpreendente de 100%. Podem ser adicionados insetos inteiros, misturados com frutas secas e sementes, ou insetos moídos até virarem farinha”, afirma Eduardo Matos.
Na verdade, “usar insetos em rações tem revolucionado o setor de pet food, responsável por 70% do faturamento do mercado pet nacional”, relata a Abinpet - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. As rações com insetos podem ser fornecidas a outros tipos de animais, pois é permitida a inclusão de até 10% de insetos à dieta dos pets. A recomendação é embasada no alto valor nutricional dos insetos.
O principal inseto utilizado na fabricação de rações para animais é a larva de besouro ou tenébrio comum (Tenebrio molitor). Segundo o engenheiro agrônomo Matos, o tenébrio passa por processamento até se transformar em farinha, que é misturada a outros ingredientes da ração. O seu uso no Brasil é comum devido à alta digestibilidade e ao valor nutricional da larva do besouro.
“Outros insetos utilizados nas rações: tenébrio gigante (Zophobas morio), grilo preto (Gryllus assimillis), barata blaberus (Blaberus giganteus) e barata cinérea (Nauphoeta cinérea). Eles são produzidos em Piracicaba (SP), com aprovação do Ministério da Agricultura, para garantir a qualidade dos produtos comestíveis, de origem animal, voltados ao mercado nacional e internacional”, completa Matos.
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pet.
Leia o artigo "Ração para cães e gatos: a importância do armazenamento correto".
Fonte: agrolink.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.