WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais instrumentos utilizados na cirurgia de pequenos animais

Os instrumentos utilizados nas cirurgias veterinárias devem ser constantemente avaliados para que se verifique suas condições de utilização

Instrumentos cirúrgicos - imagem ilustrativa

A realização de procedimentos cirúrgicos em animais envolve uma série de instrumentos que deverão ser corretamente utilizados para garantir o sucesso de todo o processo operatório. Além dos veterinários, os auxiliares veterinários também devem conhecê-los, pois são responsáveis por dar suporte ao profissional veterinário durante a cirurgia.

Alessandra Sayegh, professora do Curso CPT Capacitação de Auxiliar Veterinário – Cães e Gatos, explica que nas clínicas, esse profissional trabalha no atendimento, na recepção de animais, no preparo do paciente para consulta, e na própria cirurgia, devendo possuir conhecimento para tal.

Conheça a seguir alguns dos principais instrumentos cirúrgicos utilizados por médicos veterinários:

Cabos e lâminas de bisturis

O médico veterinário tem à sua disposição alguns tipos de bisturis: cabos com lâminas destacáveis ou unidades descartáveis com lâminas acopladas, por exemplo. Há também cabos que podem receber várias lâminas, sendo fundamental tomar cuidado aos e acoplar ou na remoção das lâminas. Com o tempo, podem sofrer um desgaste e causar danos ao profissional se não souber utilizá-las.

Tesouras

As tesouras cirúrgicas podem ser encontradas em vários tipos, tamanhos e formas. É fundamental que sejam sempre inspecionadas a fim de verificar se continuam funcionando de forma adequada. Tesouras avariadas podem não cortar adequadamente e até prejudicar o tecido. Sua utilização também deve ser adequada: forte, mas não muito frouxa ou muito rigorosa. A má utilização também pode danificar as lâminas e diminuir a vida útil desse instrumento.

Pinças hemostáticas

Esse tipo de pinça deve estar sempre com as lâminas alinhadas, com a correta tensão dos cabos e uso da catraca. Com a constante utilização, a superfície de apreensão dessa pinça pode ficar sobrecarregada, desalinhando as lâminas e diminuindo a tensão nos cabos, o que fará com que o tecido não seja segurado firme. Um bom exame visual é capaz de identificar possíveis problemas nessa pinça.

Pinças teciduais

As pinças teciduais têm sido muito utilizadas na cirurgia de pequenos animais e são encontradas em vários tamanhos e formas, de tamanhos e número de dentes presentes na superfície de apreensão variados. Há alguns tipos de pinça tecidual que não podem ser utilizados para segurar órgãos ou tecidos específicos, pois podem provocar traumas.

Pinças de polegar

Por sua vez, as pinças de polegar recebem esse nome pois são, geralmente, seguradas entre o polegar e o primeiro dedo. São empregadas em trabalhos delicados e frequentemente utilizadas para prender a extremidade da agulha de sutura para puxá-la através do tecido, embora não sejam feitas para essa finalidade.

Pinças de campo

Utilizadas para prender panos à pele e para prender tubos de sucção, cabos de eletrocautérios e de equipamentos de força aos panos, possuem extremidades que penetram na pele, devendo ser afiadas e sem rebarbas ou lascas.

Porta-agulhas

É o instrumento mais “negligenciado” pelos médicos veterinários, por exemplo, para torcer e dobrar pinos ou até para tartarectomia. Deve ser constantemente verificado para que se ateste sua efetividade, pois deve ser capar de segurar a agulha quando fechado no primeiro dente da catraca.

 


Conheça os Cursos CPT da Área PET:

Capacitação de Auxiliar Veterinário – Cães e Gatos
Primeiros Socorros para Cães e Gatos – Principais Acidentes
Primeiros Socorros para Cães e Gatos – Parada Respiratória e Cardíaca, Desmaios, Estado de Choque e Convulsões

Fonte: Portal Educação – siteantigo.portaleducacao.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!