WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Meu cão está intoxicado. O que fazer?

Intoxicações e envenenamentos podem acontecer a qualquer momento. Tintas, removedores, produtos derivados de petróleo e até mesmo alguns xampus podem intoxicar os cães

Cão intoxicado


Intoxicações e envenenamentos podem acontecer a qualquer momento, independentemente dos cuidados na manipulação de qualquer veneno ou substância tóxica.

Tintas, removedores, produtos derivados de petróleo e até mesmo alguns xampus terapêuticos usados em pet shops podem ser agressivos a alguns cães, causando intoxicações possivelmente letais.

Além disso, iscas de venenos para ratos e insetos podem atrair também bichos de estimação como cães e gatos, pois, em geral, esses venenos são palatáveis.

Segundo Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso CPT Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Principais Acidentes, "Muitas vezes, não é preciso que o animal faça a ingestão do veneno ou da substância tóxica.

O simples contato com a pele ou a inalação do produto já são suficientes para intoxicá-lo.

É importante frisar que os gatos se intoxicam mais facilmente que os cães, pois o organismo dos felinos não metaboliza alguns produtos que em contato com a pele são absorvidos".

- Envenenamento e intoxicação por ingestão


Os animais podem ingerir um veneno por causa do sabor que a substância apresenta ou, ainda, lamber as patas sujas após contato com o produto.

Na medicina veterinária, existem antídotos para diversos tipos de venenos e toxinas, mas é preciso saber qual usar, qual veneno ou substância foi ingerida.

Pelos sintomas, o veterinário consegue descobrir isso. Mas, se você tiver alguma suspeita do que possa ter envenenado ou intoxicado o animal, mostre ao veterinário, pois facilitará e agilizará o tratamento.

Efeitos colaterais


Há toxinas e venenos que podem provocar efeitos colaterais desagradáveis, mas passageiros; outros podem ter resultados fatais em uma hora após a ingestão.

Por isso, em caso de envenenamentos e intoxicações, deve-se sempre intervir e levar o cão imediatamente ao veterinário.

Se você o vir ingerindo qualquer veneno ou substância tóxica, e ele ainda não estiver apresentando os sintomas, a primeira medida a se tomar é tentar fazer com que o cão vomite aquilo que ele acabou de ingerir. Dessa forma, a substância não será absorvida pelo organismo e não causará efeito colateral.

Para induzir o vômito, você vai precisar de água oxigenada 10 volumes. O animal deve ingerir uma colher de chá de água oxigenada pura.

Se ele não quiser ingerir, coloque-a na seringa e esguiche para dentro da boca do animal. Lave também a boca do animal, para evitar que o produto seja absorvido pela mucosa oral. Apenas esguiche água corrente para dentro da boca do animal e use luvas para fazer isso.

Caso o animal não vomite, não tente repetir essa ação, pois a água oxigenada é bastante lesiva à mucosa gástrica. Mesmo após esse procedimento, leve o animal ao veterinário e o produto ou veneno ingerido por ele.

Mesmo porque, a água oxigenada é corrosiva, por isso, após sua ingestão, o animal deve fazer um tratamento de gastrite, que será indicado pelo veterinário.

Importante:


Esse procedimento não pode ser realizado caso o cão tenha ingerido produtos fabricados com ácido, álcali ou petróleo, por exemplo:

- Soda Cáustica;
- Alvejante;
- Sabão para lavar roupas;
- Desentupidor de pia;
- Querosene;
- Detergente;
- Removedor de tintas;
- Solvente de tintas;
- Gasolina;
- Ceras;
- Desinfetantes;
- Lustra-móveis;
- Entre outros.

Os produtos citados acima são abrasivos, podendo destruir a mucosa do trato digestório do animal. Por isso, não se deve induzir o vômito, que pode agravar a situação.

- Induzir ou não o vômito?


Se você não souber que produto intoxicou o animal, não induza o vômito, leve-o direto ao veterinário. A indução de vômito somente deve ser feita se você souber qual foi o produto ou veneno que o animal ingeriu e se ele ainda não estiver apresentando sinais de intoxicação e envenenamento, pois isso significa que a substância ainda não foi absorvida pelo organismo do animal, podendo ser eliminada através do vômito.

- Sintomas comuns de ingestão de venenos


Caso o animal tenha ingerido o veneno ou produto tóxico sem que você veja, você, normalmente, apenas perceberá depois que o animal começar a apresentar os sintomas, que, na maioria dos casos, são:

- Pupila dilatada;
- Salivação;
- O animal poderá parar de andar;
- Vômito: este é o primeiro sinal que o organismo dá. Porque o organismo vai tentar expulsar o que está fazendo mal para ele; e
- Contrações musculares involuntárias.

- Envenenamento por chumbinho


Uma das causas de envenenamento mais comum é o chumbinho, que é um veneno usado para matar ratos. O efeito do chumbinho é fatal e sua manifestação no organismo do animal é rápida.

O animal que ingere chumbinho, além de apresentar os sintomas descritos anteriormente, apresenta:

- Salivação excessiva;
- Tremores musculares, que é o efeito chamado melclonia, que acontece principalmente na cabeça e nas patinhas.
- Flacidez muscular; o animal para de andar.

Há outro veneno também bastante comum para combater ratos: a estriquinina, que, ao contrário do chumbinho, causa espasticidade muscular, ou seja, rigidez no músculo.

Se os primeiros socorros demorarem, o cão pode começar a evacuar sangue e este é um caso grave, pois é sinal de que já está acontecendo hemorragia interna.

No caso de ingestão de chumbinho, estriquinina e outros venenos ou produtos tóxicos, que já estejam fazendo efeito no organismo do animal há mais tempo, utilize carvão ativado para tentar amenizar o efeito do veneno ou toxina no organismo do animal, enquanto se aguarda a chegada do médico veterinário.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mafalda Reis

5 de set. de 2022

Boa tarde, o meu cachorro ingeriu algo que n devia só que não sei oq foi, e ele só gane, chia e fica irriquieto, oq posso fazer, obg

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de set. de 2022

Olá, Mafalda! Como vai?

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online

Nesse caso te aconselho a procurar um veterinário para ajudar no tratamento do seu cachorro

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Felipe Fernando da Silva Lima

16 de ago. de 2022

Gente por favor me ajude, eu apliquei pó de carrapato na minha filhote, pós ela tava com muito carrapato e caiu no olho dela e agora ela tá com irritadação no olho. Eu queria saber o que posso passa no olho dela para pôde tira essa irritação?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de set. de 2022

Olá, Felipe.

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Recomendamos que procure um profissional especializado na sua região.

Atenciosamente,

Equipe CPT

Rita de cassia Ferreira

10 de ago. de 2022

Boa tarde , minha cachorra labradora de 4 anos foi envenenada não sei ao certo o tipo de veneno, fui agiu e rápido com ela isso ajudou em sua salvação porém levei ao veterinário ela tomou medicação e está tomando medicações em casa , mais a veterinária não me falou de sequelas e minha cachorra está sem andar a 5 dias , ela está manando mamadeira pois não tem força pata mastigar está urinando e evacuado normalmente porém ela não tem mais coordenação motora nenhuma cabeça cai para os lados sem equilíbrios e não anda mais e não movimenta nenhumas das 4 patas .e normal ?? A o rabo ela mexe balança normalmente e orelhas tbm levanta faz movimentos ao me ver mais soemte isso..estou preocupada pois a veterinária não me falou sobre sequelas.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de set. de 2022

Olá, Rita.

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Primeiramente, sentimos muito pelo ocorrido. Nesse caso, recomendamos que procure novamente um profissional especializado na sua região. 

Atenciosamente,

Equipe CPT

Simone Moreira da Silva

15 de out. de 2021

Minha cachorrinha está me casanda o que faço parece que está envenenado

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de dez. de 2021

Olá, Simone! Como vai?

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Aconselho procurar um Médico Veterinário o quanto antes para que ele possa examinar o animal e consiga orientá-la de forma mais eficiente.

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

CAROLINE CAPRONI

14 de set. de 2021

Sem saber dos riscos, passei butox nos meu gatos, já dei medicamento, mas os sintomas são os mesmos, o que fazer ?

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de set. de 2021

Olá, CAROLINE! Como vai?  

Aconselho procurar um Médico Veterinário para que ele possa examinar o animal e consiga orientá-la de forma mais eficiente.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Everton Queiroz da Silva

27 de ago. de 2021

Eu dei verifico oral pra o meu cachorro ele está mal com cegueira e com dificuldade de andar e vomitando a dois dias e eu nao.tenho condições de levar ele em um médico veterinário e aí me indicarão pra dar a ele cafe com olheo pra limpar a substância tóxica

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de ago. de 2021

Olá, Everton! Como vai?             

Fico feliz com sua visita! 

Sugiro que procure na sua cidade um médico Veterinário que faça atendimento voluntário para que o mesmo possa analisar seu Cão, e assim orientá-la de forma mais eficiente.

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

Leny Silveira Medina

11 de jun. de 2021

Meu pet de 5 meses assim do nada ele parou de comer ração. Percebi que está tendo dificuldade para mastigar, agora se der o chaxe de ele come normal.. O que poderia ser???

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun. de 2021

Olá, Leny

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico passa a ser um risco desnecessário animal.

Atenciosamente,

Erika

Sônia Mara Da Silva Plamer

1 de mai. de 2021

Meu cachorro lambeu talco para os pés o que faço?

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de mai. de 2021

Olá, Sônia

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O ideal é que você procure um medico veterinário, pois facilitará e agilizará o tratamento, ideal para seu animal.

Atenciosamente,

Erika

Cristina silva

19 de mar. de 2021

Boa noite. Dei banho no meu pet. Com um produto p matar carrapatos o nome é Amitras12,5 e ele. Agora esta estranho só deitado e as pernas bambas o q fazer em casa p ajudar? pq não tenho como pagar um veterinário estou muito preocupada.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mar. de 2021

Olá, Cristina 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Realmente o ideal seria procurar um médico veterinário, visto que seria necessário avaliar o animal, para verificar qual procedimento a ser adotado.

Atenciosamente,

Erika

Paula de Almeida cerqurira

15 de fev. de 2021

Meu cão está intoxicado o que devo fazer,Fui ao veterinário ele passou medicamentos para pavovirose. .

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de mar. de 2021

Olá, Paula 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O ideal é que você procure um médico veterinário em sua região para que o mesmo possa analisar seu Cão e assim orientá-la de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?