WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Jovem ou adulto - quando treinar um cão de guarda?

Jovem ou adulto, quando treinar um cão de guarda? Essa é a pergunta que a maioria dos treinadores novatos fazem ao iniciar os trabalhos com adestramento

Cães de guarda

Ao iniciar os trabalhos com adestramento de cães de guarda, as primeiras perguntas que a maioria dos treinadores novatos fazem é: que raça utilizar para treinar um bom cão de guarda? Existem diferenças entre treinar um cão adulto e um cão jovem?

É sempre preferível treinar o cão jovem, principalmente, para treinadores que ainda não são experientes. Porém, antes de iniciar esse assunto, é fundamental esclarecer que o cão pode ser treinado em qualquer idade, mas esse trabalho deve ser sempre realizado por quem já possui conhecimento em treinamento de cães. Portanto, aqueles que desejam trabalhar nessa fascinante área devem começar pelo estudo do adestramento básico de cães. Depois que já obtiverem certa experiência, estarão aptos aos trabalhos com os cães de guarda.

As principais raças utilizadas para cães de guarda são cães com temperamento forte, muitas vezes, controladores e independentes. Por isso, os treinadores devem saber lidar com esses cães, o que somente se adquire, mais uma vez, com a prática.

Por que é preferível começar o adestramento com os cães jovens?

Existem diversos motivos para se tomar essa decisão. Uma das principais é que existe maior dificuldade quando se iniciam os trabalhos com cães adultos, ou mesmo com cães jovens mais velhos. Isso ocorre porque o principal período de socialização com outros cães e com os humanos ocorre, principalmente, até os quatro meses de idade. Por isso, essa é considerada por muitos treinadores como a fase mais importante do cão.


Isso é válido para todas as raças?

Apesar de cada raça ter o seu temperamento, é nessa época que ocorre o seu refinamento. Um dos fatores que torna essa fase tão importante é que o que ele vivenciou, as influências do meio onde viveu e as impressões obtidas serão marcadas para o resto da vida e são determinantes em seu temperamento. Depois que essa fase passar é muito difícil socializar o cão.


É possível aprender alguma coisa sendo o cão tão jovem?

Sim, é. Essa fase coincide com a época em que os filhotes são desmamados e vai para um novo lar, uma nova família. Eles procuram constantemente novos contatos sociais, aproximando-se de qualquer ser vivo independentemente das experiências emocionais anteriores. Por isso, todos os treinadores orientam para o fato de que nessa época ocorre a interação com outros animais, pois, rapidamente, aprendem a reconhecê-los e aceitá-los. A mesma orientação é válida em relação às pessoas, pois, quanto maior for a exposição com pessoas de diferentes idades e raças, melhor será sua sociabilidade quando adulto. Essa orientação também é validada para todas as situações e fatos que farão parte da vida do cão. Por exemplo, automóveis, outros animais, crianças, idosos, sons etc. Tudo aprendido nessa fase é permanente.


Os não socializados podem se tornar cães de guarda?

Não. O cão que não é socializado não é um cão de guarda; é um cão bravo e sem controle que, muitas vezes, torna-se reativo por medo ou insegurança. O cão de guarda bem treinado ataca somente em certas condições e atende ao comando do dono e de outros membros da família, prontamente. O cão de guarda bem treinado, por exemplo, sabe distinguir uma visita de um invasor e nunca atacará as visitas. Portanto, essa é a melhor fase para o cão ser introduzido em um lar e, mesmo que de forma lúdica, para se iniciar os treinamentos.

Todos os cães de uma ninhada podem se tornar cães de guarda?

Até pouco tempo pensava-se que não, que os cães mais aptos para o treinamento eram os mais atentos, que aprendiam mais rápido. Tal pensamento descartava os menos aptos, como os mais tímidos e menos responsivos. No entanto, a experiência tem demonstrado que muitos dos filhotes, teoricamente, menos aptos, quando obtêm um pouco mais de atenção do treinador, acabam se tornando cães muito bons, chegando bem próximo dos mais aptos da ninhada. Portanto, não descarte a ninhada por não ter conseguido nela encontrar o cão considerado de ótimo temperamento.

Conheça o Curso CPT Adestramento de cães de guarda.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Alexandre

19 de ago de 2019

Quantos dvd's vem caso compre a versão em dvd? Na versão do curso online posso baixar os vídeos? Na versão do curso online o vídeos estão em qual sistema youtube, vimeo ou outro? É vitalicio o acesso ao curso na versão online ou tem tempo de validade? Obrigado pelo suporte

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de ago de 2019

Olá Alexandre,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação a todas as suas dúvidas em relação aos nossos cursos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Jeferson de Jesus viana

28 de nov de 2018

Ola gostaria de informações sobre o curso de adestramento de cães

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de dez de 2018

Olá Jeferson,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Adenilson Nunes

10 de out de 2017

Olá, gostaria de receber informações sobre cursos de cães de guardas e os equipamentos e instrumentos, tipo brinquedos e outros meios.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de out de 2017

Olá, Adenilson.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Kelvin Junior Magaia

9 de jun de 2017

É Muito Bom Isso

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jun de 2017

Olá, Kelvin.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Que bom que gostou do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Alfredo da silva leite

10 de mai de 2017

Um cão de guarda adulto com 3 anos de idade antissocial. Ainda pode se tornar um cão sociável?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mai de 2017

Olá Alfredo,

Pode sim, se devidamente adestrado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!