
O critério de avaliação da inteligência canina é baseado na facilidade que o cão tem em aprender e atender prontamente a comandos dados pelo dono ou pelo adestrador, e interpretar situações ambientais de risco. Para que os cães se tornem bons guardiões, por exemplo, eles devem passar por um árduo trabalho de aprendizado. Para isso, precisam ter aptidão para o aprendizado, tanto das lições quanto dos comandos, e sua pronta resposta quando emitidos pelo treinador.
Para facilitar o trabalho de escolha das raças de cães para os mais diversos treinamentos, Stanley Coren, que era professor de psicologia da Universidade de British Columbia, treinador e especialista em comportamento canino, desenvolveu um trabalho em que estudou justamente a inteligência canina para o trabalho e para a sua aceitação aos comandos de obediência. É importante ressaltar que essa publicação não avalia a inteligência instintiva dos cães. Em seu trabalho, Coren dividiu os cães em grupos:
1- Inteligência espacial |
O cão compreende a organização do mundo que o cerca. Saber onde fica a sua guia, o pote de biscoitos e sua cama são demonstrações típicas da inteligência espacial.
2- Inteligência de coordenação motora |
O cão é capaz de se mover e coordenar seus movimentos com destreza, como nos esportes, onde o animal precisa saltar em altura e largura, equilibrar-se sobre uma gangorra ou uma corda, executar um slalom ou participar de competições que exijam agilidade.
3- Inteligência intrapessoal |
O cão conhece a si mesmo, suas capacidades e limitações. Um cão que se recusa a pular uma cerca que seja muito alta demonstra conhecimento sobre suas capacidades.
4- Inteligência interpessoal |
O cão se reconhece como criatura social. É evidenciada em cães que interagem com outros, bem como em cães que tentam se comunicar com seus donos.
5- Inteligência musical |
O cão é capaz de reconhecer fatores musicais, como harmonia e tom. A vocalização de sensações, como uivados, seria uma forma de manifestação desse tipo de inteligência.
6- Inteligência lógica |
Cães são capazes de resolver problemas e aplicar estratégias racionais, quando se deparam com novas situações. Quando se colocam dois pedaços de carne no chão, independentemente do tamanho deles, o cão pegará primeiro a que estiver mais perto - ele corre menos risco de perdê-la. Se ambas estiverem à mesma distância, ele pegará a maior.
7- Inteligência linguística |
Cães são capazes de se comunicar, uma vez que são animais sociais. Na natureza, é possível observar cães selvagens e lobos se organizarem para caçar, administrar posições sociais e divisão de tarefas, o que sugere um sistema de comunicação complexo.
Além disso, cães também são capazes de entender comandos.
Conheça o Curso Profissionalizante CPT de Adestramento de Cães de Guarda.
Por Silvana Teixeira.
Salvar
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.