WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Filhotes de cães: principais cuidados nos primeiros dias de vida

O período inicial, que vai até cerca de 50 dias de idade, é o mais importante para os cães. Durante esse período, eles definem diversas características que carregarão ao longo de suas vidas

Filhotes de cães

O período inicial, que vai do dia que o cão nasce até cerca de 50 dias de idade, é o mais importante de sua vida. Durante esse período, ele vai definir diversas características que carregará ao longo de sua vida. Segundo Lucas Bonoto, professor do Curso CPT a Distância em Livro+DVD e Curso Online, Como Cuidar e Educar o Seu Cão, “Durante as primeiras semanas de vida, as atividades primárias de um filhote estão se desenvolvendo. Eles necessitam da mãe e dos irmãos para se manterem quentes e é nesse momento que se inicia o desenvolvimento de suas habilidades sociais”. Por isso, é fundamental que o filhote fique com a mãe e os irmãos nesse período.

Este é o período inicial de desenvolvimento dos filhotes, que vai desde o nascimento até, aproximadamente, 50 dias de idade. Ao nascerem, os filhotes possuem os olhos e os ouvidos fechados, não possuem dentes, de modo que não escutam, nem enxergam, sendo o principal sentido o olfato. Durante essa fase, eles passam todo o tempo mamando e dormindo. No entanto, internamente, muita coisa está acontecendo, pois essa é uma fase crítica do desenvolvimento, com um papel muito importante.

1- A importância da mãe para a sobrevivência do filhote

A mãe tem a maior influência sobre os filhotes, e eles dependem exclusivamente dela, pois ainda não consegue controlar sozinho a temperatura do seu corpo e precisa de estimulação física para fazer suas necessidades. Por isso, o convívio com a mãe, além de ela amamentá-lo, é fundamental, incluindo-se as lambidas e os empurrões que ela realiza no filhote.

2- Desenvolvimento dos sentidos

Apesar de já nascer com olfato, tato e paladar, durante essa fase, ele desenvolve e aguça esses  sentidos. Estimular seus sentidos é tarefa que a mãe precisa manter, constantemente, para garantir a sobrevivência de seus filhotes.

3- O contato com a mãe e com os irmãos

O contato físico entre filhote e a mãe e seus outros irmãos é importante para as necessidades de aquecimento, mas também de segurança e tranquilidade que são fundamentais para um desenvolvimento físico e psíquico normais. Nessa fase, pode-se auxiliar no desenvolvimento dos órgãos sensoriais, massageando os filhotinhos com suavidade. É importante também deixá-los em ambiente que receba luz e som baixo para estimular o desenvolvimento do sistema nervoso e intensificar a relação entre as funções cerebrais.

4- A alimentação

Nos primeiros 20 dias de vida, a única alimentação necessária é a amamentação. Se, por algum motivo, for necessária a alimentação artificial, através de mamadeira, nunca utilize leite de vaca, pois como ele é produzido por um animal herbívoro, é muito rico em açúcares (lactose) e pobre em proteínas e gorduras para um carnívoro, como o cão. Filhotes alimentados apenas com leite de vaca podem apresentar diarreia, flatulência e desnutrição severa, o que pode levar o animal ao óbito ou a ter um crescimento prejudicado e problemas de saúde. Procure misturas que substituem o leite materno em  pet shops ou leite de cabra fresco.

5- O desmame

O desmame pode ser iniciado a partir dos 30 dias. Para isso, deve-se introduzir, gradativamente, ração própria para filhotes, amolecida em água morna. O desmame definitivo pode ser feito aos 45 dias de vida.

6- Alimentação pós-desmame

Uma alimentação adequada é importante para o bom desenvolvimento e prevenção do animal. Evite as rações enlatadas, por conterem alta concentração de gordura.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em livro+DVD e Cursos Online, da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!