WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Filhotes de cães: principais cuidados nos primeiros dias de vida

O período inicial, que vai até cerca de 50 dias de idade, é o mais importante para os cães. Durante esse período, eles definem diversas características que carregarão ao longo de suas vidas

Filhotes de cães

O período inicial, que vai do dia que o cão nasce até cerca de 50 dias de idade, é o mais importante de sua vida. Durante esse período, ele vai definir diversas características que carregará ao longo de sua vida.


Segundo Lucas Bonoto, professor do Curso CPT Como Cuidar e Educar o Seu Cão, “Durante as primeiras semanas de vida, as atividades primárias de um filhote estão se desenvolvendo. Eles necessitam da mãe e dos irmãos para se manterem quentes e é nesse momento que se inicia o desenvolvimento de suas habilidades sociais”. Por isso, é fundamental que o filhote fique com a mãe e os irmãos nesse período.


Este é o período inicial de desenvolvimento dos filhotes, que vai desde o nascimento até, aproximadamente, 50 dias de idade. Ao nascerem, os filhotes possuem os olhos e os ouvidos fechados, não possuem dentes, de modo que não escutam, nem enxergam, sendo o principal sentido o olfato. Durante essa fase, eles passam todo o tempo mamando e dormindo. No entanto, internamente, muita coisa está acontecendo, pois essa é uma fase crítica do desenvolvimento, com um papel muito importante.


1- A importância da mãe para a sobrevivência do filhote


A mãe tem a maior influência sobre os filhotes, e eles dependem exclusivamente dela, pois ainda não consegue controlar sozinho a temperatura do seu corpo e precisa de estimulação física para fazer suas necessidades. Por isso, o convívio com a mãe, além de ela amamentá-lo, é fundamental, incluindo-se as lambidas e os empurrões que ela realiza no filhote.


2- Desenvolvimento dos sentidos


Apesar de já nascer com olfato, tato e paladar, durante essa fase, ele desenvolve e aguça esses  sentidos. Estimular seus sentidos é tarefa que a mãe precisa manter, constantemente, para garantir a sobrevivência de seus filhotes.


3- O contato com a mãe e com os irmãos


O contato físico entre filhote e a mãe e seus outros irmãos é importante para as necessidades de aquecimento, mas também de segurança e tranquilidade que são fundamentais para um desenvolvimento físico e psíquico normais. Nessa fase, pode-se auxiliar no desenvolvimento dos órgãos sensoriais, massageando os filhotinhos com suavidade.

É importante também deixá-los em ambiente que receba luz e som baixo para estimular o desenvolvimento do sistema nervoso e intensificar a relação entre as funções cerebrais.


4- A alimentação


Nos primeiros 20 dias de vida, a única alimentação necessária é a amamentação. Se, por algum motivo, for necessária a alimentação artificial, através de mamadeira, nunca utilize leite de vaca, pois como ele é produzido por um animal herbívoro, é muito rico em açúcares (lactose) e pobre em proteínas e gorduras para um carnívoro, como o cão.

Filhotes alimentados apenas com leite de vaca podem apresentar diarreia, flatulência e desnutrição severa, o que pode levar o animal ao óbito ou a ter um crescimento prejudicado e problemas de saúde. Procure misturas que substituem o leite materno em pet shops ou leite de cabra fresco.


5- O desmame


O desmame pode ser iniciado a partir dos 30 dias. Para isso, deve-se introduzir, gradativamente, ração própria para filhotes, amolecida em água morna. O desmame definitivo pode ser feito aos 45 dias de vida.


6- Alimentação pós-desmame


Uma alimentação adequada é importante para o bom desenvolvimento e prevenção do animal. Evite as rações enlatadas, por conterem alta concentração de gordura.


Conheça os Cursos CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lucimara Garcia

18 de set. de 2023

Me ajudaou, razoável obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de set. de 2023

Olá, Lucimara Garcia! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Renata Gomes De Souza

16 de jul. de 2023

Amo pets, mas tenho dificuldade de acertar as coisas como alimentação,tempo de banho, higiene e principalmente as vacinas e remédios tipo vitaminas.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jul. de 2023

Olá, Renata Gomes De Souza! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?