WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como limpar os olhos dos cães?

Apesar de normal um pequeno acúmulo de secreção ou remelas, cães saudáveis não devem apresentar secreções demasiadas nos olhos. Aprenda como limpá-los

Como limpar os olhos dos caes


 

Apesar de ser normal um pequeno acúmulo de secreção ou remelas, que faz parte do mecanismo fisiológico natural de limpeza dos olhos e ductos lacrimais, os cães saudáveis não devem apresentar secreções demasiadas nos olhos. Uma secreção avermelhada ou amarronzada em volta dos olhos é bastante comum, e fica mais evidente nos cachorros de pelagem clara.

Segundo Lucas Bonoto, professor do Curso a Distância CPT Como Cuidar e Educar o Seu Cão, “Essa condição não é necessariamente uma doença. Trata-se de uma reação química entre substâncias presentes nas lágrimas, que reagem em contato com a luz e resultam nessa pigmentação. Outros tipos de secreção, como excesso de secreção todos os dias, secreção de cor escura e de odor desagradável exigem que o cão seja levado ao veterinário para que este faça um exame. Nunca aplique colírios por conta própria, pois pode mascarar os sintomas de doenças mais graves como a cinomose ou uma pneumonia, ou mesmo uma simples conjuntivite”.

Por mexerem muito nos olhos, os cães tendem a apresentar lacrimejamento excessivo. As raças que possuem muitas dobras de pele ao redor dos olhos, ou possuem olhos caídos, por serem mais susceptíveis, precisam de mais atenção. O corrimento constante propicia o acúmulo de poeira que facilita as infecções como conjuntivites. Mas a causa mais comum de problemas nos olhos são o globo ocular muito exposto, como do Lhasa Apso, Shih-Tzu e Pequinês.

Os cães que possuem orelhas longas e que arrastam no chão como as do Cocker; as pálpebras caídas, como as do Basset Hound, e os dutos lacrimais estreitos, como os do Poodle e Bichon Frisé possuem condições genéticas que facilitam o aparecimento da conjuntivite. Por isso, é bastante comum ocorrer corrimento nessas raças. Deve-se, portanto, evitar que tomem muito vento nos olhos, como em carro em movimento.

Passo a passo para limpar os olhos dos cães


1- Para realizar a limpeza dos olhos do cão, é necessário soro fisiológico, algodão e gaze. Ao utilizar o soro fisiológico, deve-se ter o cuidado de se respeitar a sua durabilidade, que é de, no máximo, uma semana, manipulada de forma a evitar contaminação, armazenando-a em geladeira. É bastante comum indicarem na internet o uso de água boricada por causa de suas propriedades antissépticas. No entanto, estudos mais atuais têm mostrado que o seu uso é contraindicado. Isso porque o ácido bórico é ativamente absorvido pela pele lesionada e, nesses casos, pode gerar intoxicação sistêmica. Além disso, a simples manipulação dos frascos desse produto acarreta alto índice de contaminação.

2- Pingue o soro ou o aplique, delicadamente, com o auxílio de algodão ou gaze (sem esfregar), nos olhos. Ao jogar a solução fisiológica diretamente nos olhos por meio do bico do frasco, tome cuidado para que não use um "jato" muito forte. Essa prática pode assustar o cão. Esse jato é suave, somente o suficiente para tirar as impurezas e sujidades.

3- Caso o cão apresente pequenos grumos de sujeira presos no canto do olho, retire-os delicadamente, umedecendo o algodão ou a gaze com o soro fisiológico. Passe em volta do olho, amolecendo as remelas e secreções secas. Não pressione muito; deve-se ir amolecendo as partes mais agarradas para que elas se soltem.

4- A frequência da limpeza da secreção fisiológica ocular pode ser maior que a do banho e é dependente de o cão apresentar essas secreções com maior abundância ou não. As raças mais problemáticas citadas anteriormente necessitam de limpeza até duas a três vezes por semana. Outras raças necessitam de menor frequência, de acordo com a necessidade.

Importante!



Não esfregue algodão, gaze ou qualquer outro tecido nos olhos de seu cão, pois eles são muito sensíveis ao atrito, podendo ocorrer sérias lesões.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

lkassyah

10 de out. de 2021

Amo os animais

Izabel silva Cabral

4 de ago. de 2021

Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de ago. de 2021

Olá, Izabel 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?