WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como ensinar o cão o comando de sentar?

Quer ensinar o seu cão o comando de sentar? Isso é fácil. No início, para ensinar o comando senta para o cão, chame a atenção dele com o petisco na mão

Como ensinar o cão o comando de sentar   Artigos Cursos CPT

 

Quer ensinar o seu cão o comando de sentar? Isso é fácil. No início, para ensinar o comando senta para o cão, chame a atenção dele com o petisco na mão. Chegue sua mão próximo ao focinho dele e vá levantando a mão lentamente. "Sua mão deve seguir um movimento de arco para trás. Como ele é quadrúpede, não consegue levantar o pescoço, como nós humanos, logo, agachará as duas patas traseiras no chão", afirma Andrês Sales Coelho, professor do Curso a Distância CPT Adestramento de Cães.

Nesse início, não é necessário esperar ele colocar as patas no chão para dar o prêmio, como um petisco. Se ele começar a movimentar a cabeça para trás, você já pode auxiliar o processo de aprendizagem do cão, informando que é isso que você quer, dando o prêmio. O cão passa a perceber que toda vez que fizer esse movimento, receberá alimento e, então, continuará a fazer o movimento. Se ele, por acaso, não seguir sua mão para trás, que é um movimento novo para ele, abaixe a mão e reinicie o movimento. Certamente, será necessário repetir esse movimento várias vezes até ele perceber o que deve fazer.

Para que o trabalho seja efetivo, casa sessão de treinamento deve durar de 5 a 10 minutos somente. Ele pode ser repetido de duas a três vezes por dia. É importante que o cão esteja com vontade de buscar o prêmio e com atenção em você. Caso se canse antes do tempo determinado, para o treinamento. Haverá dias em que o cão, principalmente os filhotes, não conseguirá se concentrar por muito tempo. Portanto, é um trabalho bem lento e que demanda paciência do treinador.

Atenção!


Como você ainda não tem prática, nesse início, preste bastante atenção na hora de dar o prêmio ao cão. Não se deve dar petisco a todo momento em que esboça qualquer movimento correto e, por outro lado, se ele fizer o movimento e não ganhar por várias vezes, ele vai desistir da brincadeira. Se ele começar a levantar a cabeça, já ganhará um pequeno pedaço de petisco. Quando ele perceber que você quer que ele levante a cabeça e, consequentemente, abaixe as pernas traseiras, você passará a dar o petisco pelo movimento completo. Ou seja, deixará de dar o petisco quando ele esboçar o movimento da cabeça para trás, e passará a dar somente quando ele encostar o quadril no chão.

Perceba que o processo de aprendizagem é contínuo. Quando ele aprender uma parte do ensinamento, você poderá exigir um pouco mais e premiará somente quando ele realizar a próxima fase determinada por você. Então, no início, premia-se o esboço da cabeça para trás. Quando o cão perceber esse ensinamento, exige-se um pouco mais e premia-se somente quando ele acompanhar a sua mão até dobrar as pernas traseiras e sentar.

Quando ele compreender o ensinamento de acompanhar a sua mão até sentar, pode passar para a próxima fase, que é a retirada da ajuda da mão levantando para que ele sente. Nessa fase, o treinador pega a comida na mão e permanece com ela parada na frente do cão, e espera que o animal emita o comportamento e, a partir daí, oferece o prêmio para o animal. É importante você dar o petisco imediatamente após ele sentar, para que ele entenda perfeitamente o que você está querendo.

Como a palavra “senta” é introduzida?


Induza o movimento com a mão, e fale “senta”. Quando o cão sentar dê o prêmio. Continue com esse processo. Depois de algumas seções, quando o cão já tiver percebido o comando verbal, retire a ajuda da mão. Fale o comando “senta” e, somente quando ele sentar, dê o prêmio. Como em todas as fases, por vezes, será necessário você voltar um passo e realizar a ajuda com o movimento com as mãos, junto com o comando “senta”. Quando ele sentar, dê o prêmio e volte a retirar a ajuda da mão.

Outro ponto importante é que você deve falar a palavra “senta” somente uma vez, a cada tentativa, e de forma bastante clara. Não é preciso gritar, mas falar de forma clara e bem audível. Não fique repetindo “senta, senta, senta”, como a maioria faz. A única coisa que vai conseguir, agindo dessa forma, é deixar o cão agitado e sem compreender a palavra que você quer ensinar para ele.

Continue com o processo até que o cão aprenda que toda vez que você falar ‘senta’ ele fará o movimento de abaixar as pernas traseiras e encostar o quadril no chão. Agora entramos na última fase de um comando que é retirar o esquema de reforçamento. No início, ajudamos com a mão, depois, retiramos a ajuda da mão e continuamos somente com o reforçamento com o prêmio. Até agora, todas as vezes que o cão fizer o movimento, ele ganhará o prêmio, no nosso caso, o petisco.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Antes de adotar um cãozinho, pense bem!
Meu cão, super dominante, acha que ele é o dono da casa!
Por que adotar um cão de personalidade intermediária?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?