
Muitos gatinhos neonatos morrem por falta de cuidados essenciais na manutenção da temperatura corporal ou na alimentação. Vale lembrar que os gatinhos recém-nascidos são muito sensíveis e exigem maior atenção por parte do tutor. Para que o seu gatinho passe os primeiros meses mais críticos com vigor e vitalidade, selecionamos algumas dicas importantes de como cuidar dos filhotes da forma correta.
Aqueça os filhotes
Nas primeiras três semanas de vida, a temperatura corporal dos gatinhos neonatos não é naturalmente controlada. Quando expostos a variações extremas de temperatura, como o frio rigoroso, eles podem até mesmo morrer. Por esses motivos, o tutor deve manter os filhotes aquecidos, com o auxílio de papelão, jornal ou cobertor colocados entre o chão e a base da caminha.
Uma luva de plástico preenchida com água aquecida também é uma ótima maneira de garantir que os gatinhos permaneçam aquecidos. Além disso, recomenda-se medir a temperatura dos filhotes periodicamente. Basta colocar um termômetro na barriguinha dos pets. Se eles estiverem com frio, aguarde até a temperatura corporal voltar ao normal para poder alimentá-los adequadamente.
Leite de vaca é proibido
Jamais forneça aos gatinhos neonatos leite de vaca, pois lhes causa forte diarreia e consequente desidratação. O ideal é alimentar os filhotes com leite de gata ou sucedâneos, como milk support cat ou cat milk, comercializados em petshops. O mais importante é garantir aos gatinhos recém-nascidos alimentação apropriada e de qualidade.
Dicas de alimentação
Para amamentar os gatinhos neonatos, use uma mamadeira com bico fino e comprido. Ela deve ser previamente esterilizada. Além disso, o tutor deve higienizar as mãos antes e após fornecer leite aos gatinhos. Durante a amamentação, os filhotes devem permanecer com a barriga voltada para baixo (nunca para cima). Já a mamadeira deve ser posicionada em um ângulo que impeça a entrada de ar no bico. Esse processo deve ser realizado com tranquilidade para que os pets não aspirem leite nem sufoquem.
A amamentação de gatinhos com até 10 dias de idade deve ocorrer a cada 2 horas; já dos filhotes entre 11 e 18 dias, a cada 3 e 4 horas; enquanto dos gatinhos com 4 semanas, a cada 5 e 6 horas; e a partir de 4 semanas, eles devem amamentar 2 a 3 vezes, além de começarem a comer ração para filhotes umedecida e misturada a cat milk (ou sucedâneo similar). Essa também é a fase de disponibilizar água para os gatinhos.
Vacinação e vermifugação
Para que os gatinhos neonatos tenham uma saúde de ferro, é essencial proceder à vacinação e vermifugação no período adequado. No caso da primeira dose da vacina múltipla, ela deve ser aplicada quando os filhotes completarem dois meses de vida. Quanto à primeira dose da vacina antirrábica, ela deve ser aplicada nos bichanos assim que eles completarem cinco meses de vida.
E quanto à castração?
A castração dos gatinhos deve preferencialmente ser realizada aos 6 meses de vida embora gatos adultos também sejam submetidos ao procedimento. Além de evitar possíveis infecções, a castração previne o câncer nos pets.
Conheça os Cursos CPT da Área Pet:
Alimentação Natural para Cães e Gatos
Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shop
Fontes: Per Anjo & Blog Petz
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.