
O engasgamento em cães é ocasionado pela introdução de corpos sólidos que podem se localizar na traqueia, impedindo total ou parcialmente a passagem de ar. O correto é o alimento seguir direto para o estômago e a epiglote se manter fechada, enquanto o cão engole algo, para justamente evitar que o alimento entre nas vias aéreas. Depois, a epiglote se abre para permitir a respiração. No caso do engasgo, há uma falha no processo de deglutição, a epiglote não fecha a passagem para os pulmões e o alimento acaba seguindo para a laringe e traqueia, bloqueando a passagem de ar.
Segundo Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso a Distância CPT Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Principais Acidentes, em Livro+DVD e Curso Online, “O animal engasgado entra em pânico porque não consegue respirar. Ele passa as patas na boca, na tentativa de retirar o objeto que está bloqueando a traqueia. Sua língua fica azulada, o que é um sinal de asfixia”. A prevenção é uma ótima saída para evitar esse tipo de acidente. Portanto, evite deixar objetos pequenos ao alcance dos cães, para que não sejam engolidos.
Os sinais de que o cachorro está engasgado incluem tentar limpar a boca com as patas, língua pálida ou azulada, agonia evidente ou inconsciência. Se o cachorro estiver inconsciente e você achar que há um corpo estranho, libere as vias aéreas antes de fazer. Se o cachorro não consegue respirar, não adianta tentar a ressuscitação. Se você não socorrer um animal vítima de engasgo, ele pode perder os sentidos e até morrer.
Procedimentos de primeiros socorros:
- Abra a boca do animal e tente tirar o objeto com a mão. Se ele tentar morder ou não colaborar, mude a estratégia:
- Abra a boca do animal, cuidadosamente, segurando a mandíbula superior com uma mão sobre o focinho.
- Pressione os lábios do cão sobre os dentes superiores apertando com seu polegar em um lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios do cachorro fiquem entre seus dentes e os dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta.
- Se você consegue ver o objeto, tente removê-lo com seus dedos.
- Se você não conseguir remover o objeto, e o cachorro for pequeno o suficiente, segure ele pelas pernas traseiras, vire-o de cabeça para baixo e chacoalhe vigorosamente. Bater nas costas também pode ajudar a mover o objeto.
- Se você não consegue remover o objeto e o animal é grande demais para ser erguido, coloque-o deitado de lado no chão.
- Coloque a sua mão atrás da caixa torácica e aperte para baixo e um pouco para frente, com firmeza. Solte. Repita rapidamente, várias vezes, até o objeto ser expelido.
- Se você não conseguir retirar o objeto, leve o animal imediatamente ao veterinário.
- Se você retirar o objeto e o animal ainda não estiver respirando, faça a ressuscitação artificial.
Animais com dor podem ficar irritadiços e agressivos com o próprio dono. Fale tranquilamente e evite movimentos muito bruscos. Envolva-o em uma toalha ou cobertor. Isso facilita o transporte e evita que ele o machuque com as patas.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.